Olá,

Três minutos de silêncio fecharam nesta quinta-feira em Pyongyang o funeral do ex-ditador norte-coreano Kim Jong-il, morto no último dia 17, vítima de um ataque cardíaco.

Veja galeria de fotos do funeral de Kim Jong-il

Norte-coreanos fazem três minutos de silêncio durante encerramento do funeral do ditador Kim Jong-il em Pyongyang

O cerimonial foi realizado na praça Kim Il-sung, que recebeu esse nome em homenagem ao pai do ex-líder. Antes da homenagem, canhões de artilharia próximos ao local dispararam 21 salvas de condolências, como mostraram imagens retransmitidas pela televisão estatal KCTV.

O presidente da Assembleia Popular, Kim Yong-nam, que exerce a função cerimonial de chefe de Estado, pronunciou um discurso para os milhares de militares presentes à imensa praça da capital norte-coreana.

Milhares de civis também acompanharam o ato, de outro ponto da esplanada.

Atrás de Kim Yong-nam era possível ver Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor de Kim Jong-Il.

O jovem Kim Jong-un foi chamado de “líder supremo do Partido, do Estado e do Exército” pelos meios de comunicação do regime, mas ainda não ocupa oficialmente estes cargos.

Após os disparos, os militares e civis se aproximaram do rio Taedong e num gesto de reverência abaixaram suas cabeças e iniciaram os três minutos de silêncio ao meio-dia (horário local).

Enquanto isso, trens, navios e bondes da capital norte-coreana soavam suas sirenes. O gesto foi o último ato do funeral que começou nesta quarta-feira, e encerra um luto de 13 dias pela morte de Kim Jong-il.

O corpo do “querido líder” ficará exposto no palácio de Kumsusan, onde também está seu pai, Kim Il-sung, que governou o país desde sua fundação, em 1948, até sua morte, em 1994.

O choro das pessoas é algo fora do normal!!!

Fonte: Folha On-line