Olá,

São Paulo

  SÁBADO (24) DOMINGO (25) SEGUNDA (26)
Banco 1 Fecha Fecha Abre
Shopping 2 Abre Abre Abre
Comércio 3 Abre Fecha Abre
Mercados 4 Abrem Fecham Abrem
Correio 5 Abre Fecha Abre
Hospital 6 Abre Abre Abre
Procon 7 Fecha Fecha Abre
Transportes públicos 8 Funcionam Funcionam Funcionam
Rodízio Suspenso Suspenso Suspenso

1. As agências bancárias de São Paulo não funcionarão nos dias 24 e 25, mas abrirão normalmente a partir do dia 26, segundo comunicado da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

2. Enquanto no sábado os shoppings funcionarão das 9h às 18h, no domingo o funcionamento dos centros comerciais se restringirá às áreas de lazer, que abrirão das 14h às 21h. No dia 26 as lojas voltam a funcionar normalmente.  

3. O comércio na capital paulista funcionará das 8h às 18h no sábado, mas será fechado no domingo. As atividades voltarão ao normal na segunda-feira.

4. Todos os mercados municipais e os sacolões não abrirão no dia 25. No dia 24, no entanto, a maioria deles funcionará em horário reduzido, alguns até às 16h e outros até às 19h30. O funcionamento das feiras livres será antecipado do dia 25 para 24. 

5. Durante o período de Natal, unidades que abrem aos sábados terão expediente até 12h no dia 24. No dia 25, no entanto, não haverá expediente em nenhuma agência. Na segunda-feira, as agências localizadas em postos do Poupatempo abrirão às 12h. As demais agências funcionaram normalmente.

6. Nos dias 24 e 25, hospitais, prontos-socorros e os serviços das AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) funcionarão o dia todo. As AMAs tradicionais abrirão todos os dias, inclusive  23 e 24, das 7h às 19h. As AMAs Especialidades fecham entre os dias 23 e 25 e reabrem no dia 26, às 12h. As Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 23 e voltam a funcionar no dia 26, às 12h.

7. Não haverá atendimento nos dias 23, 24 e 25, mas as atividades voltarão no dia 26 a partir das 12h.

8. No sábado e no domingo de Natal, a operação comercial do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP será a mesma de um fim de semana típico, sem alterações. Na volta do Natal (segunda-feira, 26), o Metrô antecipará o início da operação comercial para às 4h da manhã nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). A operação na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) terá início pouco mais cedo, às 4h30.

Rio de Janeiro

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco 1 Fecha Fecha Abre
Shopping 2 Abre Fecha Abre
Comércio 3 Abre Facultativo Abre
Feira Livre Funciona Funciona Funciona
Procon Fecha Fecha Fecha
Correio 4 Abre Fecha Abre
Hospital 5 Abre Abre Abre
Transportes públicos 6 Funcionam Funcionam Funcionam

1. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências funcionarão normalmente apenas na segunda-feira (26). As contas de consumo (como água, luz e telefone) e os carnês que, porventura, vencem no dia 24 poderão ser quitados no dia 26, sem incidência de multa.

2. Os shoppings funcionarão em horário especial na véspera de Natal – a maioria abre por volta de 9h e encerra o expediente por volta de 18h. No dia 25, as lojas não abrirão, porém alguns shoppings (como o Botafogo Praia Shopping e Rio Sul) terão funcionamento facultativo dos cinemas e praças de alimentação. No dia seguinte ao feriado do Natal, o funcionamento voltará ao normal.

3. No domingo, funcionarão apenas as lojas que têm acordo com o sindicato da área.

4. Apenas as agências que habitualmente abrem de sábado funcionarão no dia 24 até 12h. No domingo, não haverá expediente.

5. Hospitais funcionam no esquema usual de plantão. Mais detalhes no: http://www.saude.rio.rj.gov.br

6. De acordo com o Rio Ônibus, as empresas do município do Rio de Janeiro adequarão à frota de acordo com a demanda dos passageiros. Todas as linhas vão funcionar normalmente.

No sábado e no domingo, a linha 2 do Metrô Rio operará, entre 9h e 16h, com trens extras que sairão a cada meia hora e que percorrerão o trajeto Pavuna – Ipanema/General Osório sem a necessidade de transferência de linha. As demais composições seguirão a operação normal dos finais de semana, com a troca de linhas através da estação Estácio. A estação Cidade Nova permanecerá fechada.

O teleférico do Complexo do Alemão, administrado pela SuperVia, funcionará normalmente no dia 24. A operação, no entanto, será interrompida no dia 25.

Belo Horizonte

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio 2 Abre Fecha Abre
Mercados 3 Abrem Parcial Abrem
Correio 4 Parcial Fecha Abre
Hospital 5 Abre Abre Abre
Transportes públicos 6 Funcionam Funcionam Funcionam

1. No dia 24, a maioria das lojas fecha às 18h. No dia 25, as lojas não abrirão, mas, em alguns locais, as praças de alimentação e lazer funcionarão normalmente. No dia 26, as atividades voltam ao normal. 

2. No sábado (24), segundo a CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH) as lojas vão funcionar das 9 às 18h. Permanecem fechadas no domingo e reabrem na segunda.

3. As feiras livres e os sacolões ABC abrirão no sábado. O funcionamento no domingo será facultativo. Já o mercado central abrirá das 7h às 18h no sábado e na segunda. E funcionará das 7h às 13 no domingo.

4. No dia 24, as agências que normalmente abrem aos sábados funcionarão até às 12h.

5. Nos três dias, as UPAs, o Hospital Municipal Odilon Behrens, a central de internação e o Samu funcionarão normalmente. Os postos de saúde reabrirão apenas na segunda-feira. Os hospitais de urgência e emergência administrados pela Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) não interromperão suas atividades.

6. As linhas de ônibus gerenciadas pela BHtrans circularão no sábado com redução de 30% da frota. Domingo haverá redução de 50%. As linhas operarão normalmente na segunda. O metrô circulará normalmente, no sábado e domingo, com intervalos de 14 minutos entre as viagens, das 5h15 às 23h. Na segunda-feira o horário será normal.

Brasília

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio 2 Abre Fecha Abre
Mercados 3 Abrem Fecham Abrem
Procon 4 Parcial Fecha Fecha
Hospital 5 Abre Abre Abre
Metrô 6 Circula Não circula Circula
Transportes públicos 7 Funcionam Funcionam Funcionam

 1. O funcionamento depende de cada local. Confira:
– Brasília Shopping: sábado, das 9h às 16h; domingo das 12h às 20h (somente a praça de alimentação)
– Pátio Brasil: sábado, das 9h às 17h; domingo a abertura das lojas e das áreas de lazer será facultativa
– Park Shopping: sábado, das9h às 17h; domingo, das 12h às 22h (somente a praça de alimentação e lazer)
– Iguatemi: sábado, das 10h às 17h; domingo, das 11h às 20h (somente a praça de alimentação e lazer)
– Taguatinga Shopping: sábado, das 9h às 17h; domingo, somente a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h
– Conjunto Nacional: sábado, 9h às 17h; não abrirá no domingo
– Terraço Shopping: sábado das 10h às 17h; não abrirá no domingo.

2. No sábado, as lojas de rua ficarão abertas até às 17h.

3. No sábado, os supermercados funcionarão até às 18h. No domingo, todos eles, inclusive os 24h, estarão fechados.

4. Apenas a unidade do Procon de Taquatinga (avenida Comercial Norte, CNB 12, Lote 11 – Shopping Top Mall) funcionará no sábado, das 7h às 13.

5. Os postos e os centros de saúde não funcionarão no sábado e no domingo. Apenas as emergências dos hospitais não interromperão as atividades no feriado.

6. Devido à greve, o metrô de Brasília opera com apenas 30% da frota e com intervalos acima do convencional.

7. O transporte na capital brasileira, segundo Dftrans, funcionará normalmente no sábado e no domingo. Se necessário, as empresas de ônibus reforçarão a frota no sábado próximo aos pontos de compras.

Porto Alegre

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio 2 Abre Fecha Abre
Mercados 3 Abrem Fecham Abrem
Correio 4 Abre Fecha Abre
Hospital 5 Abre Abre Abre
Procon Fecha Fecha Abre
Transportes públicos 6 Funcionam Funcionam Funcionam

1. No domingo, dia 25, os shoppings abrem com funcionamento opcional. É o caso do  Praia de Belas (das 12h às 22h), do BarraShoppingSul (das 14h às 20h), da Rede Bourbon (das 14h às 20h) e do Iguatemi (das 11h30min às 22h). Já o shopping Total fecha no dia 25.

2. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, o comércio no domingo é opcional até às 21h.

3. Os supermercados estão autorizados a funcionar sábado até às 20h.

4. As agências que têm expediente aos sábados funcionam até às 12h.

5. As emergências dos hospitais funcionam 24 horas, em regime de plantão. Os postos de saúde da prefeitura fecham no sábado e no domingo, mas reabrem na segunda-feira.

6. No domingo, os ônibus circulam com frota reduzida.  O metrô operará com intervalos de 15 em 15 minutos. A primeira partida da estação Mercado, em Porto Alegre, será às 5h06 e a última, às 23h25.

Curitiba

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio Fecha Fecha Abre
Mercados 2 Abrem Fecham Abrem
Correio 3 Fecha Fecha Abre
Hospital 4 Abre Abre Abre
Procon Fecha Fecha Abre
Transportes públicos 5 Funcionam Funcionam Funcionam

1. No dia 24, os shoppings fecharão às 18h.

2. No dia 24, os supermercados fecham às 20h. Neste mesmo dia, a Feira Gastronômica do Batel tem funcionamento facultativo.

3. Três agências funcionarão no sábado até às 12h: Marechal Deodoro (Centro), João Negrão (Rebouças) e Shopping Pinheirinho

4. Os pronto-atendimentos dos hospitais funcionarão normalmente durante os três dias, assim como os oito Centros de Urgências Médias dos postos de saúde da cidade

5. A partir do dia 26, algumas linhas terão horários alterados em função das férias escolares. Mais informações em www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

Fortaleza

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio 2 Abre Fecha Abre
Mercados 3 Abrem Fecham Abrem
Correio Fecha Fecha Abre
Hospital Abre Abre Abre
Transportes públicos 4 Funcionam Funcionam Funcionam

1. No sábado, o horário de funcionamento será das 10h às 18h para as lojas, até às 19h para as Lojas Americanas e supermercados, e até às 17h30 para os cinemas. No domingo, o funcionamento na praça de alimentação será facultativo; os cinemas seguirão com a programação.                     

2. No sábado, as lojas funcionarão até às 18h.

3. O horário de funcionamento no sábado será até às 19h.         

4. A Prefeitura de Fortaleza informou que a frota de ônibus será reforçada durante o Natal, com programação especial em 69 linhas, das 6h às 18h. O preço das passagens também será reduzido de R$ 2 para R$ 1,40.                                                                                        

Salvador

  SÁBADO DOMINGO SEGUNDA
Banco Fecha Fecha Abre
Shopping 1 Abre Fecha Abre
Comércio 2 Abre Fecha Abre
Mercados Abrem Parcial Abrem
Correio Fecha Fecha Abre
Procon Fecha Fecha Fecha
Hospital Abre Abre Abre
Transportes públicos 3 Funcionam Funcionam Funcionam

 1. O funcionamento depende de cada local. Confira:
– Center Lapa: no sábado, as lojas funcionarão das 9h às 18h. Não funcionarão no domingo e voltarão a abrir normalmente a partir das 9h da segunda-feira;
– Piedade: as lojas funcionarão das 9h às 18h no sábado, mas não abrirão no domingo. As atividades voltam ao normal na segunda-feira;
– Barra: as lojas e as áreas de lazer funcionarão no sábado das 9h às 23h. No domingo o shopping fechará e voltará a abrir na segunda-feira;
– Iguatemi: funcionará das 9h do dia 23 às 17 h do dia 24. No domingo, as atividades serão interrompidas e só voltarão ao normal na segunda-feira;
– Itaigara: as lojas abrirão no sábado das 9h às 17h, mas fecharão no domingo;
– Paralela: as lojas funcionarão no sábado das 8h às 18h, mas interromperão as atividades no domingo;
Paseo: as lojas funcionarão no sábado das 9h às 18h. No domingo, apenas as áreas de lazer funcionarão;
– Salvador Shopping: funcionará das 9h às 19h no sábado. No domingo, as lojas não abrirão, mas as áreas de fazer funcionarão das 12h até às 21h;
– Salvador Norte Shopping: funcionará das 9h às 19h no sábado. No domingo, as lojas não abrirão, mas as áreas de fazer funcionarão das 12h até às 21h.

2. Lojas e demais estabelecimentos comerciais de rua funcionarão normalmente no sábado até às 18h. No domingo, fecharão e voltarão a abrir na segunda-feira.

3. Os trens do subúrbio ferroviário funcionarão em horário reduzido no sábado e no domingo. A concessionária TWB, operadora do sistema ferryboat, trabalhará durante todo o feriado em esquema bate-volta, nas travessias entre Salvador e a Ilha de Itaparica, com intervalos de aproximadamente 20 minutos entre cada saída.

Agora é só aproveitar o Natal!

Fonte: UOL