Olá,

A Topman, linha masculina da marca Topshop, foi forçada a remover centenas de peças de dois modelos de camisetas, após manifestações de internautas através de redes sociais e nos comentários deixados no site da marca. Os protestos alegam que as camisetas comparam mulheres a animais e glamourizam a violência doméstica.

Camisetas polêmicas da Topman (Reprodução

A primeira t-shirt contem uma mensagem seguida de opções de resposta: “Sinto muito, mas: Você me provocou, Eu estava bêbado, Eu estava tendo um dia ruim, Eu te odeio, Eu não quis dizer isso e Eu não poderia ajudá-la”. Na opção “Eu estava bêbado”, a caixa de resposta vem marcada.

A frase fez com que centenas de pessoas reclamassem no site da Topman e nas redes sociais, alegando que a mensagem promove a violência doméstica. Um cliente escreveu: “Aparentemente a Topman acha que a violência doméstica rende um slogan hilário para camisetas”. Outro postou: “Vamos! Embelezem a violência doméstica, não é mesmo? Topman, você deveria ter vergonha”.

A outra camiseta possui a mensagem: “Bela nova namorada – de que raça ela é?”. Esse modelo gerou reclamações de que as mulheres estavam sendo comparadas a gados e cães.

Na quarta (14/08/2011) as camisetas foram rotuladas no site da marca como “fora de estoque” e um comunicado foi divulgado pela empresa:

“Temos recebido alguns comentários negativos sobre duas de nossas camisetas. Gostaríamos de salientar que essas camisetas foram feitas para serem descontraídas e sem nenhum significado sério. Tomamos a decisão de remover esses itens de loja o mais rapidamente possível. Gostaríamos de pedir desculpas àqueles que possam ter sido ofendidos por esses projetos”.

A Topman é parte da Arcadia Sir Philip Green Group, que possui 2.500 lojas na Inglaterra, incluindo, Topshop, Selfridge Miss, BHS, Evans, Dorothy Perkins e Burton.

Dica: As empresas ou publicitários quando forem lançar uma campanha para não errarem basta imaginar a “mãe” lendo uma sandice desta ou incluí-la ao contexto…

Pronto!!! Nunca mais teremos falta de respeito com as mulheres!!!

Lyllyan

Fonte: Virgula