Olá,

Nasa (agência espacial americana) confirmou, na quinta-feira, 04/08/11, ter fortes evidências da existência de água líquida na superfície de Marte.

Imagem feita em 3-D mostra provável água em estado líquido escorrendo de uma encosta do planeta vermelho

Os dados foram coletados pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) durante os meses mais quentes do planeta vermelho.

“[A descoberta] reafirma Marte como um importante destino para a exploração humana no futuro”, comentou o administrador da Nasa, Charles Bolden.

A água líquida aparece em encostas voltadas para o hemisfério sul de Marte. De cor enegrecida, a substância foi vista durante a primavera e o verão. No inverno, tornou-se menos visível. E voltou a surgir na primeira seguinte. Esse processo ainda não está totalmente esclarecido para os cientistas.

“As linhas escuras são diferentes de outros tipos de recursos [encontrados] nas encostas marcianas”, disse o cientista Richard Zurek, do projeto JET (Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa), em Pasadena, Califórnia.

“Repetidas observações mostram que [elas] se estendem cada vez mais para baixo com o tempo, durante o aquecimento temporada.”

Só a falta a Nasa anunciar que está água é administrada pela Sabesp… Rs

Lyllyan

Fonte: Folha On-line