Olá,
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um incomum pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira e afirmou que não há tempo a perder com a polêmica sobre sua certidão de nascimento e os boatos de que teria nascido no Quênia e não no Havaí.
“Eu sei que este assunto não será esquecido”, admitiu Obama. “Mas não temos tempo para esta bobagem. Temos coisas mais importantes para fazer. [Eu] tenho coisas mais importantes para fazer”.
Pouco antes, a Casa Branca divulgou a versão integral da certidão de nascimento do presidente. A medida foi uma estratégia para acabar com os boatos de que o democrata não é americano e, portanto, não poderia ser eleito para cargos políticos nos Estados Unidos.
Obama já havia apresentado uma versão padrão mais curta da sua certidão de nascimento, reconhecida em seu Estado natal, o Havaí, e usada comumente lá como documento. A versão curta foi postada na internet pela equipe de Obama durante a campanha presidencial de 2007-2008, depois que seus adversários colocaram em dúvida o fato de o então candidato não ser americano.
A versão mais longa comprova que Obama efetivamente nasceu em Honolulu, no Havaí, às 19h24 de 4 de agosto de 1961.
“Este assunto ocorre há dois anos e meio. Eu confesso que assisti com divertimento e fiquei confuso”, disse o democrata, explicando que decidiu vir à público comentar quando viu que, há duas semanas, quando debatia o novo Orçamento com os republicanos e cuja aprovação impediria a paralisação do Estado, “a história dominante na mídia era sobre minha certidão”.
“Normalmente eu não comentaria sobre isso, eu tenho outras coisas para fazer”, admitiu o presidente, em um pronunciamento dos mais inusitados da história do país.
Obama aproveitou para pedir um esforço bipartidário de congressistas republicanos e democratas para os temas mais importantes, como desemprego, alta dos combustíveis e o deficit.
“Isso vai gerar debates grandes e sérios, debates importantes. Haverá discordâncias, mas isso é bom, é como a democracia funciona”, disse o presidente.
“Acredito que democratas e republicanos podem se unir e resolver os problemas, mas não poderemos fazer se estivermos distraídos, se estivermos perdendo tempo vilanizando uns aos outros”, completou Obama, em um aparente recado ao empresário, apresentados e candidato presidencial para 2012 Donald Trump, que realimentou a polêmica recentemente ao questionar porque Obama não divulgava a versão integral de sua certidão.
É muita ignorância de quem acredita nisto e faz conspiração sobre o assunto…
Lyllyan
Fonte: Folha On-line
Adorei a resposta mais que direta que Obama deu pro trump no jantar de gala,Trump durma com barulho desse,você bem que mereceu.
Isso só demonstra o quanto tem de gente ignorante e má neste mundo. Não entendo o que as pessoas têm na cabeça para agirem assim com seres humanos. Que raio tem a ver a cor com a indole da pessoa?
Olá Maria,
Não dá para entender. Muitas vezes um negro tem mais estudo e mais talento que um branco, mas é o branco que é promovido e reconhecido.
Um dos preconceitos que sofri e não me esqueço jamais, foi quando me formei na carreira de Comissária de Vôo, na época elas eram brancas ou loiras, no máximo brancas com cabelo castanhos ou pretos, pois bem, tentei e tentei e a cada hora eu era reprovada por coisas absurdas.
Hoje você entra em uma aeronave e vêem todos os tipos de tripulantes, gordos, magros, altos, baixos, brancos, amarelos, morenos e negros, melhorou bastante por um lado.
Enfim, vai ser sempre assim em alguns setores, em algumas situações.
Bjs
Eita Adin!
Boa ideia, mandem para cá. Eu realmente não consigo entender o povo americano. Tem muita gente de cor e a não aceitam as diferenças, desde há muitos anos. O filme “Norte-Sul” exemplifica bem as atrocidades dos americanos em relação á população de cor. Mas é isso mesmo, mandem para cá, que apesar de termos pouca gente de cor no nosso país, não somos racistas. Tem gente de cor tão linda!! Além disso o interior das pessoas tb conta muito!!!!!!
Sinceramente, fiquei com dó porque apesar do Obama não estar fazendo um governo muito bom, ele pegou a herança daquele George Bush e uma guerra em andamento.
Ele é o presidente certo na hora errada e, pelo jeito, não vai conseguir se reeleger. Acho que ele vai ser super atacado durante a campanha eleitoral. Se fosse ele, não me candidataria de novo porque não vale a pena. Pegaria meu boné e diria bye bye pro povo americano.
Aqui a gente tem racismo, mas acho que pior que os Estados Unidos não existe no mundo ocidental.
Para a maioria deles, negro só serve para duas coisas: disputar jogos olímpicos e ganhar medalha de ouro ou então, para colocar na cadeia e a pessoa não incomodar mais, como eles tentaram fazer com Michael Jackson.
Eles não tem meio termo, é oito ou oitenta. O negro está lá disputando medalha olímpica para o americano dizer ao mundo que o americano é superior. Ou então ele tem que ir para a cadeia, como quiseram que acontecesse com Michael.
Pode reparar que quando tem olimpíada, americano não abre a boca para fazer preconceito contra os negros.
É essa a impressão que eles me passam.
E esse Donald Trump que está mais para pato Donald. A história dessa certidão é só uma prévia do que vem por aí.
Concordo com vc Lyllyan, nunca fizeram isso com presidente nenhum lá e ele é o primeiro e porque é negro.
Parece incrível, eles se entregam facinho, é só algum negro querer estar no top de algum lugar, que eles começam a destilar o racismo que corre nas veias do americano.
Eita povo que não aprende!
Olá Sofia,
Estamos em 2011 é o preconceito e o racismo é o mesmo de 1700.
É muito duro você ser julgado pela cor que tem e não pelo que você pode fazer para melhorar.
Bjs
Há muita polémica sobre este certificado.
Em relação a políticos pretos na América
Procurem por:
Alain keyes
e
Allen west
Sim, muita ignorância! Mas também me parece ser guerra de poder da parte da oposição. Isto é o nosso dia a dia na classe politica. A ganância dos homens…
Olá Maria,
Eles deveriam ter criado polêmica com a certidão de nascimento dos outros presidentes que passaram por lá também, mas não o fizeram porque eram brancos.
Tudo isto é porque ele é o primeiro negro a governar o USA.
Bjs
Exacto Ly. Mas isso é inadmissivel. De todos que passaram por lá é o mais acessivel e charmoso… que pedação de “mau caminho” ahahaha até quando vão continuar com o racismo? Estamos no século XXI.
Maria Oliveira,
Eles que mandem para cá os negros bonitões
A começar por Michael! 🙂
Bjs
Olá Maria,
Concordo com você.
Nos tempos de hoje isto não deveria mais acontecer, mas pelo que consta o racismo e o preconceito nunca terá fim.
Eu acho o Barack Obama charmoso e muito simpático, adoro ver as entrevistas dele porque além de ser muito inteligente tem uma voz… Rs
Bjs
Ly este é um tema que me tira do sério! Eu nunca vou entender o racismo e fico mesmo muito chateada quando oiça o termo”preto”, são pessoas de cor e iguais aos brancos. Em alguns aspetos eu diria superiores. Como exemplo: na musica. Verifico que as melhores vozes e musicas, assim como a dança, normalmente são de grandes artistas de cor e Michael não foi apenas o unico. Em alguns casos, tenho verificado que os brancos tentam fazer sucesso com musicas as quais são exclusivamente de povo de cor. Pior que isso é que ganham prémios sem os merecerem. É um povo muito castigado pelo racismo e apesar de tudo têm uma alegria contagiante.
Em relação a Obama se me disserem que ele não fez muito neste governo, eu tenho uma resposta para isso. Ele não faz milagres e um país aonde o sistema está tão enraizado e corrompido pelos anteriores governos, em dois anos seria impossível alterar este sistema. Mas alterou algumas prioridades importantes. Mas que é um homem com atributos fisicos que os meus olhinhos agradecem, é…. Coitado do Donald ao lado dele vale zero…
Bjos
Olá Maria,
Sou especialista em racismo e preconceito.
Meu pai é negro, minha mãe é ruiva e eu e meus irmãos cada um de uma cor… Rs
Sofri muito quando ingressei na carreira profissional até conseguir mostrar meu talento e não minha cor, perdi muitas oportunidades.
E veja, nem sou negra, sou morena e sofri isto… Rs
Bjs