Olá,
Os olhos claros, o pelo branco e macio encantam mais na Páscoa do que nas outras épocas do ano, é o que mostram as vendas dos minicoelhos na Semana Santa.
“Na Páscoa, as vendas triplicam. Vendi 70 minicoelhos em duas semanas”, conta a empresária Elizângela Peraceta, proprietária do site www.minicoelhos.com.br.
No Cobasi, rede de produtos veterinários, cada bichinho custa R$ 79; em algumas unidades, já não havia mais nenhum à venda nesta sexta-feira (22).
No Pet Center Marginal, os minicoelhos brancos estavam em falta ontem. Supervisora do local, Maria de Lourdes Vieira, 45, a venda de minicoelhos foi 10% superior à de 2010. “Em um mês normal, vendemos de 20 a 30 coelhos, mas só nessa semana já foram 60.”
Com medidas entre 25 e 35 cm, o minicoelho chega a pesar até 2,5 kg. Eles comem ração, frutas, folhas escuras e legumes e têm de se exercitar. Os coelhinhos encantam as crianças e os pais que preferem bichos menores.
Mas a ativista Sabine Fontana, 38, do projeto “Adote um Orelhudo!” alerta: “Você não sabe se a pessoa vai ter tempo, disposição e dedicação para cuidar. E muitos acabam abandonados”.
ABANDONO
Após a Páscoa, segundo ela, é também a época em que há mais coelhos “descartados”. Só no ano passado, Fontana recolheu mais de 30. “Passa a primeira empolgação, o animal começa a crescer, a dar trabalho e acaba sendo abandonado”, diz.
O temperamento do animal, assim como o tamanho, dependerá da criação. “Tem que interagir, senão ele fica arisco”, explica a bióloga Paola Antoniassi, 30.
E, apesar de pequenos, eles precisam de espaço. Gaiola, só para quando o coelho ficar sozinho em casa.
Este abandono é pura verdade. Quando eu tinha 10 anos, eu estava indo para escola e no caminho encontrei um filhote de Lebre, não pensei duas vezes a peguei e a levei para casa… Ao chegar a casa meus cachorros fizeram uma festa, bichinho novo no pedaço.
Meus pais quiseram em matar, mas mesmo assim insisti e consegui ficar o filhote que logo ganhou o nome de “Fofa”, pois ela era muito peluda e de cor cinza…
Fofa foi crescendo e se tornou uma Lebre enorme e com as orelhas gigantes, ela parecia um dos meus cachorros, vinha nos recepcionar no portão, vinha buscar o pão dela, imitava tudo que meus cachorros faziam e era muito carinhosa e adorava brincar, até que um dia eu inventei de comprar um coelho chamado “Fofo” de pelos brancos e com olhos vermelhos e ai adivinhem? Muitos outros coelhinhos surgiram e virei praticamente uma vendedora de coelhinhos, e já tinha meu próprio dinheirinho…
Com o tempo a Fofa e o Fofo foram ficando mais velhos e até que chegou o dia do adeus final, o Fofo ficou doente de velhice e não consegui salvá-lo e veio falecer.
A Fofa pouco tempo depois ficou doente e não consegui curá-la, e no dia de sua morte foi muito triste, ela estava muito doente, mas um dia antes, ela brincou com todos em casa, quis dormir comigo e durante a madrugada ela se levantou e foi morrer no jardim de casa debaixo do pé de café e meus cachorros começaram a ruivar e chorar e quando nos despertamos era tarde, Fofa já tinha ido embora…
Foi um dos dias mais triste da minha vida… Só em escrever comecei a chorar…
Então, quem comprar este minicoelhinhos cuide bem deles e não os abandonem, eles são ótimos companheiros!
Lyllyan
Fote: Folha On-line
Os animais não são descartáveis como uma mobília,mas tem muitos seres humanos que tratam os desta forma ou até pior como lixo. Os animais são seres criados por Deus, são seres que respiram, tem sentimentos, eles tem uma sensibilidade incrível,são seres que precisam de afeto,atenção e de muito amor,eles também sofrem,adoecem,sentem falta de carinho.Neste momento estou aqui com meu gato siamês escrevendo este comentário,Desculpa Lyllyan,sei que pra muitos as minhas palavras são bobas em relação aos animais,Mas pra mim eles são muito especiais.
Meu gato maine coon desapareceu,até hoje não me conformo por que aconteceu isto,Sinto falta dele,sempre choro.
NOSSA MIGA CHOREI
Que linda essa sua história Ly!
Coelhos são umas graçinhas mesmo!
E pessoas, se quiserem comprar, cuidem. Animais também têm sentimentos… Se não estiver de acordo, nem chegue perto. Melhor deixar para uma pessoa que verdadeiramente ame os animais.
Bjs
Olá Mayla,
Isto porque nem contei as histórias dos meus outros animais e cachorros, os finais são sempre muito tristes porque me apego demais a eles.
As pessoas têm ter mais consciência quando pegam qualquer bichinho para cuidar, eles são como nós, tem sentimentos, amor, sentem dor, ficam doentes, precisam de cuidados e se falassem a nossa língua seriam perfeitos.
Eu sou muito sentimental em relação a animais, qualquer crueldade me faz chorar demais.
Bjs