Olá,
Para ficar mais parecida com a elite do país, a população mais pobre da Jamaica está fazendo tratamentos caseiros e perigosos para deixar a pele mais clara. Nas ruas das favelas de Kingston, capital jamaicana, é comum ver mulheres esfregando cremes para tentar deixar o corpo mais branco.
Moradora de favela em Kingston passa creme caseiro para ficar com a pele mais clara
A prática, porém, é perigosa por causa dos produtos utilizados. A maior parte dos cremes é pirata, contrabandeados do oeste da África, e contém substâncias como a hidroquinona, banida na Europa por causar câncer e doenças como a ocronose.
Alguns cremes são ainda mais tóxicos porque trazem mercúrio na fórmula. Os mais pobres costumam fazer uma substância caseira que mistura pasta de dente com curry, usado na culinária.
Os médicos e o Ministério da Saúde do país fazem campanhas para erradicar a prática, muito comum em toda a Jamaica. “Conheci uma mulher que começou a passar esses cremes no bebezinho dela. Mandei parar imediatamente, mas ela não me escutou e saiu do meu consultório”, contou o dermatologista Neil Persadsingh.
Segundo a diretora do departamento de proteção do Ministério da Saúde, Eva Lewis-Fuller, o governo tenta alertar a população predominantemente negra do país sobre os riscos do clareamento de pele. “Essas pessoas querem ser aceitas pela sociedade e ficar mais atraentes. Eles desejam mais oportunidades, mas o clareamento tem riscos altíssimos. Elas podem ficar desfiguradas”, explica.
Apesar de todas as campanhas, os jamaicanos insistem que não há nada de perigoso em clarear a pele. Mikeisha Simpson, de 23 anos, afirma querer apenas um ingresso para uma vida melhor. “Escuto as pessoas falarem que clarear a pele é ruim, mas não ligo. Não vou parar porque eu gosto e sei fazer de uma maneira segura”, garante a jovem, que mora em um bairro pobre de Kingston.
Não aceitar a si próprio é o pior de todos os racismos e preconceitos que uma pessoa pode ter dela mesma… Está prática é absurda demais!
Lyllyan
Fonte: IG
affffffff se eu fosse rica eu faria um clareamento concerteza!! então quer dizer que os brancos podem ficar morenos,e os negros não podem ficar brancos????? então os brancos também não podem se bronzear,afinal,como vcs dizem é racismo mudar o tom de pele ne? quando eu ficar adulta,vou fazer um clareamento,ja estou guardando dinheiro,tenho 13 anos,clareamento deve ser muitoo caroo,se uma coisa te incomoda tem que mudar sim,portanto que não te faça mal a saúde! afinal o corpo é seu,
Lamentável essa reportagem e ver que muitos famosos aderem a isso como por exemplo a Beyonce….Sou negra e me acho bonita assim, não sou mulata nem misturada, sou negra e digo que nós temos que lidar com o racismo todos os dias, preconceito disfarçado, tenho estudo e bens que eu mesma conquistei e que muitas amigas minhas brancas não tem… algumas pessoas até não acreditam na minha posição social pela minha cor!! e au adoro essa indignação pra mostar a todos que eu sou capaz e se eu ficasse acanhada no meu canto seria pior, negro (a) mostre seu sorriso sua felicidade de viver isso ofusca muita gente !
Quanto mais oprimido o negro se sentir mais transparece e é isso que muitos brancos querem…
Ser negro é difícil sim, há maioria das negras que dizem que tem orgulho de ser negras sao aquelas que tem cabelos lisos e compridos, o tom da pele chocolatado ou claro, isto é as mulatas. mas nós que temos o cabelo curtinho e rijo que nem palhadaço e como se nao bastasse o c…preto como carvao e como recompensa vemos os nossos homens suspirarem ao verem aqueles c… brancos como a neve, aquelas bocas rosas… é difícil fingir que se tem orgulho na nossa pele.
gostei da sinceridade da Karla, embora nao ache que ser branco seja o melhor do mundo, tem muitas vantagens nao nego se forem a ver os melhores papeis nas novelas vao para os brancos ha anos minha tia vivendo na suecia nao perdia um episodio das novelas brazileiras quando um sueco bem loirinho chamou a sua atencao para esse ponto e ela parou de ver as novelas, o salario em muitas empresas variam pela cor da pele. em fim como ter orgulho? chega uma hora que esse orgulho vai pro lixo. e triste mas e a realidade
Só que tem a pele escura pode entender o que essa garota ou o proprio Michael fizeram. Um branco se acha no direito de ser moralista porque ele é o mesmo que sai nas ruas e veem o negro como alguém inferior a ele, e nem precisa pagar por isso. Talvez nem a Deus.
Eu faria com certeza esse clareamento, se tivesse dinheiro e não comprometesse minha saúde ou minha propria vida.
Talvez estivesse assim negando minha raça, mas essa já é negada por negros e brancos no MUNDO TODO.
Em compensação pegaria o passaporte para uma vida menos dura e injusta.
Vocês vêem isto como a pior coisa do mundo e falam sobre negar a própria identidade. E o que vocês fazem todos os dias com: Maquiagem, cremes para cabelo, alizantes, roupas, plástica. Misture tudo isso e bata num liquidificador. Não vai dar a mesma coisa que negar a sua identidade?
Se vocês estão chocadas com isso aí, eu sugiro que vocês parem de se embelezar e saiam na rua como são “de verdade”.
Falsos moralistas.
ser BRANCO é a melhor coisa do MUNDO…eu sou NEGRA,mais se tivesse GRANA FARIA ESSE CLAREAMENTO para ser bem tratada …vc sabia que existem pessoas que tem NOJO da pele negra…é isso mesmo tem pessoas que nem chegam perto de mim…agora vcs pedem q OS NEGROS SINTAM ORGULHO …ORGULHO DO QUE?
concordo plenamente com a mayla j. e muito triste ver pessoas tendo vergonha da propria raca.
eu acho que hoje em dia o racismo ja nao se faz sentir desde o momento que a pessoa mostre que que capaz conquista e alcanca todos os sonhos e objectivos.
Nossa, essa é uma das coisas que mais destestei saber em toda a minha vida. Negar a própria raça, a cor da tua pele, tuas origens, o jeito que Deus te fez e veio ao mundo…
Muito triste isso… Tô idignada com esta notícia. É deprimente e avassalador. É por isso que o preconceito acaba acontecendo. Os próprios negam e renegam sua própria origem…
Eu nunca que negaria minha cor. NUNCA. E não nego. Sou preeeeta sim, e daí? “Ter mais oportunidade na vida” WTF não! É você mostrar quem realmente você é, não fingir ser alguém…