Colaboradora: Anele.

O que é isso?!

Como parte da minha eterna missão de tentar transformar o Viceland em um santuário em homenagem ao Michael Jackson, falei recentemente com as pessoas que estão por trás do filme Return of the Moonwalker. Este trailer [abaixo] foi despachado na internet há umas semanas sem qualquer tipo de explicação. Lançando mão de muita merda ao estilo filme série Z — feiticeiros que viajam no tempo, teorias da conspiração, sexo entre anões, palhaços e o Hitler — a fita nos traz um enredo que gira em torno da ressurreição do Michael Jackson. A ideia de trazer o MJ de volta à vida foi o suficiente para fazer com que o vários blogs sobre cinema ficassem todos molhadinhos e hospedassem o trailer — o que foi bastante útil, uma vez que o YouTube o baniu.
Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.


No fim de semana, telefonei para o Mike Maria, codiretor e produtor do filme, que, no momento, se encontra em Berlim trabalhando na edição do próprio. Ele não quis falar muito sobre ele antes da estreia, que acontece no final desse ano. Ainda assim, conversamos um pouco.

Vice: Qual a história por trás desse filme?

Mike Maria: Eu e o meu sócio — Mike Moreau, um escritor americano — queríamos fazer um filme que tivesse a ver com o Conde Cagliostro, um lendário feiticeiro do século XVIII que, supostamente, instigou a Revolução Francesa ao envolver a Maria Antonieta no caso do colar de diamantes [no qual a Rainha foi acusada de estar envolvida numa conspiração para defraudar os joalheiros da coroa]. Queríamos fazer uma sátira: uma comédia maluca sobre o Cagliostro vivendo novamente em Berlim, onde ressuscita o Michael Jackson — porque ele seria a única força que poderia reunir as massas, tanto as de esquerda e quanto as de direita.

Acho que faz sentido. Quem vai fazer o papel do Michael Jackson?
Um dos sósias oficiais dele.

O quê, o sósia já tinha trabalhado para ele?
Sim, em ocasiões oficiais.

Fiquei sabendo que vocês mudaram o título do filme de The Cabinet Of Dr. Cagliostro para Return Of The Moonwalker.
Sim, é verdade. Não fizemos referência ao Moonwalker desde o começo porque não queríamos revelar a história do Michael Jackson logo de cara, por causa… sabe, dos fãs mais hardcore do Michael. Não queríamos jogar logo essa carta na mesa.

O Michael Jackson nunca esconderia o jogo. Enfim, achei uma discussão sobre o filme num fórum sobre o Jacko, e os fãs não estavam lá muito contentes. Algumas das palavras que usaram para descrevê-lo foram: “doentio”, “repulsivo”, “desrespeitoso” e “maldoso”.
Ah sim, sim. Recebi ligações. Algumas pessoas me telefonaram e perguntaram se eu tinha consciência de que a morte do Michael Jackson tinha sido uma farsa e que ele continuava vivo. Há quem leve essas coisas da conspiração muito a sério. Uma mulher me ligou e disse que era investigadora pessoal do Michael Jackson e que poderia me entregar informações e documentos que provariam que o Michael ainda está vivo. Tudo ficou muito surreal. É um filme muito divertido, mas completamente respeitoso à figura do Michael Jackson.

Como assim?
Quando os Monty Python fizeram o Vida de Brian, o John Cleese disse: “Nos divertimos muito, mas não quisemos desrespeitar Jesus”. Essa é uma situação parecida. Estamos nos divertindo com o filme, mas não pretendemos, de maneira alguma, faltar ao respeito ao Michael Jackson. Quando não se gosta mesmo de alguém, não se consegue fazer uma paródia. Tem uma hora no filme em que temos dois anões tirando sarro  da idade um do outro, mas isso não significa que odiamos anões. Eles estão simplesmente conversando sobre suas idades.

Certo. Por que o trailer foi banido do YouTube?
Não sei. É estranho. Não há nudez no trailer. Escrevemos uma carta pra eles, mas ainda não nos responderam.

Talvez tenha sido por causa de fãs ferrenhos do MJ que se queixaram, dizendo que o conteúdo era inapropriado.
Sim, definitivamente algumas pessoas contataram o YouTube. Mas achamos que o problema está nos dois anões fazendo sexo vestidos com roupas de couro.

Ah, sim. E o Hitler também está no trailer.
Sim, ele aparece lá. Duas gostosas caçadoras de fantasmas estão à procura do fantasma do Hitler no submundo de Berlim.

Óbvio!

ALEX GODFREY VICE UK
TRADUÇÃO POR EQUIPE VICE BR

Fonte: Viceland Virgula.