Olá,
A balança é sempre malquista, principalmente pelas mulheres. A guerra é para fazê-la apontar números inferiores àquele que se enxerga. Mas, em alguns momentos, a balança pode mostrar estes números menores do que o esperado, anunciando que algo pode não estar bem com o organismo.
Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, assim como pode acarretar distúrbios que chegam até mesmo colocar a vida em risco. Saber as causas e consequências do baixo peso é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar.
Não é o que parece
É senso-comum observar uma pessoa que está abaixo do peso e associar sua magreza à desnutrição. Todavia, nem todos os esquálidos estão, necessariamente, padecendo da falta de nutrientes. É preciso levar em consideração as características individuais de cada um, além do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), pois há quem apresente baixo peso e alta porcentagem de gordura no corpo e vice-versa. “O IMC é muito importante, mas temos que ter bom-senso e avaliar o biótipo de cada pessoa. Há mulheres, por exemplo, com uma estrutura mais forte, que vai fazer com que elas sejam mais pesadas e, nem por isso, estão acima do peso ideal”, indicou Alfonso Massaguer, ginecologista e diretor clínico da clínica Engravida, de São Paulo (SP).
“A desnutrição geralmente é causada por uma dieta pobre em calorias e proteínas, ou por má absorção de nutrientes. Pode ser o somatório de várias causas, como sociais, psiquiátricas ou patológicas. Por isso, toda pessoa que está fora do peso ideal, tanto para mais quanto para menos, deve procurar um profissional capacitado para descartar uma condição mais séria”, reforçou a naturopata holística Angela Freitas, do Babele Spa & Bem-Estar, da capital paulista.
Ponteiros em queda livre
O emagrecimento repentino deve ser sempre investigado. Afinal, doenças como hipertireoidismo, alguns tipos de câncer, diabetes tipo I, hepatite C, bulimia e anorexia nervosa podem levar à perda abrupta dos quilinhos nem sempre desejados. Ficar com um corpo esbelto é bacana, mas a saúde não deve ser comprometida, pois estas enfermidades são sérias e podem até mesmo levar à morte.
“Todo mundo quer um corpo perfeito, mas algumas pessoas desconhecem como fazer para alcançá-lo de maneira saudável”, garantiu Angela. Isso porque a perda de peso também pode ser induzida por meio de dietas restritivas, que acabam comprometendo a saúde. Algumas das consequências que este emagrecimento súbito traz para o corpo são a amenorreia (ausência de menstruação), desbalanceamento hormonal, enfraquecimento de unha e cabelo, alterações do humor e do sono, mudança na cor da pele, queda da imunidade, entre outros. “O baixo peso é perigoso por si só, mas em mulheres, por exemplo, ele pode comprometer seriamente a fertilidade, porque os hormônios sexuais são derivados da gordura, do colesterol”, contou Massaguer.
A idade também acaba influenciando a perda de peso. O ginecologista da clínica Engravida lembrou que, com o avanço dos anos, torna-se mais difícil perder peso espontaneamente, o que faz com que as atenções dobrem em caso de emagrecimento severo. Por outro lado, os distúrbios de autoimagem, como anorexia nervosa e bulimia, tendem a afetar os indivíduos mais jovens. “Nestes casos, a perda de peso extrema leva ao risco de morte por falha no funcionamento de alguns órgãos, visto que suas necessidades não são supridas”, avisou a naturopata.
Contando nos dedos
Para descobrir se está com o peso ideal, é preciso se preparar para fazer o cálculo do IMC, estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este número leva em conta a altura e o peso da pessoa, de maneira generalizada, para determinar se o indivíduo está obeso, no peso ideal ou com sobrepeso. “A fórmula é a divisão do seu peso corporal pela altura, elevada ao quadrado, em metros”, exemplificou a naturopata do Babele Spa.
Assim, lápis e papel na mão (ou calculadora): altura x altura / peso. O resultado demonstra como anda o relacionamento com a balança.
– abaixo de 16: desnutrição;
– entre 16,1 de 18,4: abaixo do peso;
– entre 18,5 e 24,9: peso normal;
– entre 25 e 29,9: sobrepeso;
– acima de 30: obesidade.
Tem volta
Ao perder muito peso em um curto período de tempo, é preciso investigar a causa do emagrecimento. A melhor maneira é procurando um médico para a realização de exames que apontarão a causa do baixo peso. “Também é interessante procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar visando ao aumento da massa corporal. No caso dos transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa, ainda é indicado o acompanhamento terapêutico”, sugeriu Angela.
Alfonso Massaguer afirmou que o estresse e a ansiedade também podem afetar a perda de peso, sendo indicadores de que o corpo precisa “pisar no freio”. Para estes casos, Angela sugere terapias complementares, como acupuntura, florais, fitoterapia, cromoterapia, massagem holística, entre outras, para ajudar a sanar o problema.
Emagreçam com saúde!
Lembre-se! Cuide bem de sua vida, pois você só tem uma!
Lyllyan
Fonte: Terra
E faço ingles 2 vezes por semana também…
E vou pra escola andando, volto de buzão, e qualquer lugar que vou por mim mesma é de buzo… rss
Ly,
Por enquanto, esse é o único meio que tô encontrando pra perder peso.
Eu não posso fazer academia porque minha médica falou que pode atrofiar O_o, achei que eu já tava no tempo de fazer, mas na ultima consulta ela não falou nada… (e eu odeio academia, rss) mas tava pensando em fazer Jump com minha prima ou entrar em alguma escola de dança, sei lá. Depende do tempo.
Eu faço vôlei toda sexta feira de 4 às 8 da noite e danço quase todos os dias. AMO DANçAR E AMO VOLÊI! Rss. Antes eu fazia quinta também, mas é em cima do horário do ingles, aí não tá dando :s
Geralmente, o que como todos os dias é:
Manhã: vitamina de banana com chocolate
Não lancho na escola, não sou de sentir fome de manhã no café até meio dia.
Almoço: feijão, arroz, frango ou peixe (não gosto de carne vermelha), salada (quando minha vó faz) e qualquer verdura e de vez em quando tem macarrão, purê e tals..
Tarde:geralmente não como, mas se comer pode ser maçã verde ou pêra, ou alguns biscoitos de cream cracker
Noite: pão ou a maioria das comidas típicas daqui, que eu acho que vocês não devem comer muito aí, tipo cuscuz, batata doce, inhame, macaxeira… Acho que vc, Ly deve comer um frango grelhado com salada e arroz, rss, que é muito bom… :9
Queria saber o que eu tô fazendo de errado pra corrigir…
Não se preocupe, odeio sentir enjoo ou vomitar, então não vou ficar bulêmica ou anoréxica forçando o vômito…
Qualquer dica eu tô aberta pra receber e fazer. É só falar.
Olá Mayla,
Mude seu cardápio e cada dia coma coisas diferentes para seu organismo não se acostumar com a mesma coisa todos os dias.
No café da manhã, um dia coma duas fatias de pão, no outro coma torradas, noutro bolacha de água e sal, noutro sala de frutas, vitamina de frutas, fatia de queijo branco assim vai… Tome leite desnatado, ou suco natural.
No meio da manhã você pode comer uma fruta ou tomar um iogurte.
No almoço, coma mais saladas e verduras e diminua o arroz e o feijão, peixe e frango são ótimos também, e coma um ovo uma vez por semana, ajuda.
E não tome refrigerantes e nem suco durante as refeições.
No meio da tarde, tome um chá com bolachas, ou coma uma fruta, ou uma salada de fruta, gelatina ou iogurte…
Mas tente não repetir os alimentos durante o dia…
Tipo se no meio da manhã você tomou um iogurte, no meio da tarde coma uma fruta.
À noite estas comidas que você come é muito pesada, coma elas no horário do almoço e ai o organismo tem mais tempo de digeri-las.
Ou então jante bem mais cedo, tipo 18h00 e ai seu organismo ainda consegue fazer a digestão e evite comer coisas após as 21h00, pq ai vira só gordura…
Se você ainda não tem idade para ginástica, ande de bicicleta, faça caminhada, dance tudo isto ajuda.
Comece com 15 minutos e vá aumentando ao poucos o ritmo, sem perder o fôlego.
Se você ficar ofegante durante os exercícios é sinal que você está indo além do que suporta e ai vai perder energia ao invés de calorias.
Eu me alimento normal, como de tudo um pouco, não passo vontades, só que, pratico corrida 6 vezes por semana, sou praticamente uma viciada nisto e até agora não consegui diminuir o ritmo…
Neste momento cismei que quero emagrecer, mas uns quilinhos então como não têm quase nada para tirar da minha alimentação, aumentei o ritmo e faço exercícios pela manhã antes do trabalho e depois do trabalho.
E como escrevi no blog, é uma luta diária manter o corpo, e quero envelhecer bem e só assim mesmo para conseguir.
Bjs
Eu sou MUITO rigorosa com essas coisas de emagrecer. Se me passam uma certa dieta “tal”, eu sigo a risca até ficar com o que foi mandado e estabilizar. Minha mãe odeia médicos, eu já pedi pra ela me levar pro nutricionista, mas ela não me leva. Aí vou por mim mesma, e eu não como. 2 vezes no dia, máximo. Fico sem comer, minha mãe me obriga pq tem medo que eu fique anoréxica. Tenho o corpo parecido com o da Beyoncé (aqueles pernão, sabe? rsss. mas sou baixinha, tô crescendo ainda e não tô na altura certa, mesmo assim pareço ser mais velha. rsss), e sou tipo a Janet, “efeito sanfona”. Tem que tomar cuidado senão emagrece demais ou engorda demais.
Eu falo “mãe, não tô anoréxica pq eu tô vendo tudo certo. É só que eu quero perder peso rápido já que a sra não me leva no médico pra ele me passar uma dieta equilibrada.”
Principalmente aqui, as comidas são muito pesadas e todo final de semana a família toda se reune. Não tem quem aguente. O meu deu sobrepeso, deu 26. Se ela não me levar no nutricionista eu vou ficar sem comer até conseguir o peso que quero ou se ela me obrigar a comer vou continuar a mesma coisa.
Eu sou um probleminha 😛
Olá Mayla,
Você para com esta besteira de comer apenas duas vezes por dia ou não comer nada para ficar com o peso ideal.
Siga uma dieta saudável e tome café da manhã, coma uma fruta na metade da manhã, almoce bastantes saladas, verduras, grelhados e não abuse das frituras, no meio da tarde faça outro lanche e jante ou troque a janta por um lanche bem leve.
E inclua em seu dia-a-dia os exercícios como caminhada, exercícios aeróbicos, corrida e tenho certeza que você emagrece com muita saúde sem deixar de comer o que gosta, desde com moderação.
Nada de fazer anorexia ou bulimia, isto mata! VOCÊ ENTENDEU?
Bjs
Olá Lyllyan,
Que dia posso marcar uma consulta com vc?rssrs,se quiser ser minha nutricionista aceito,rsrsrs,bjos.
Olá Kelinha e/ou Carol,
A “Mayla” esta indo por um caminho totalmente errado, e isto preocupa.
Já conversamos muito sobre isto, eu sou viciada em exercícios e não deixo de comer nada.
Quando quero emagrecer mais, aumento a carga de exercícios ou invés de deixar de comer.
Sem falar que estas dietas de ficar sem comer não adiantam nada, você emagrece do dia para a noite e engorda da noite para o dia.
Eu só passei a ver resultados quando incluir exercícios e mais exercícios no meu dia-a-dia.
Como eu sempre lhe digo é uma luta diária.
O difícil é começar, mas depois que você começa você fica viciado e não consegue mais parar.
Bjs
Tudo bem Lyllyan,eu compreendi e sei muito bem seu pensamento sobre esse assunto,tem que alertar mesmo,saúde é algo precioso e temos que cuidar dela sempre,bjos.
é altura x altura / peso ou é peso x peso / altura?
a primeira forma não tava dando certo, aí tentei a segunda e deu…