Colaboradora: Monika.
O cartunista Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica, divulgou no início da madrugada desta segunda-feira no Twitter um comunicado sobre o vídeo da Magali dançarina, que virou sucesso no YouTube.Souza disse reprovar o uso comercial de sua personagem, apesar de respeitar o trabalho artístico realizado ali. (Leia a íntegra da nota)
O vídeo, que já ultrapassou os 800 mil acessos na internet, mostra a cantora Tássia Nascimento Gomes dançando vestida de Magali em pleno Largo da Carioca, no Rio, para promover uma loja do local.
“Vi a Magaly (com y, como aparece no YouTube), dançando do Largo da Carioca. Vi ali uma jovem empreendedora e talentosa, passando uma mensagem alegre, curiosa, em momentos de dança caricata. Mas vi, também, os traços de um personagem meu sendo utilizado indevidamente numa propaganda de rua. E vi um desrespeito aos profissionais que trabalham na nossa divisão de teatro, bailarinos que são preparados durante meses e orientados durante anos para que se comportem como os personagens dos sonhos das crianças“, escreveu o cartunista.
(Assista ao vídeo da Magaly dançarina)
“Como artista, respeito e admiro apresentações públicas de performáticos fantasiados ou não de personagens, quaisquer que sejam. Como empresa, não podemos concordar com a utilização comercial de cópias de nossas criações, sem conhecimento ou cuidados“, ele completou.
Souza afirmou ainda que não pensa em processar a moça, mas que poderia notificar a loja que a contratou, informando que não podem usar personagens com características da Turma da Mônica sem autorização.
Fonte: Extra Globo.
Olá Kelinha e Monika,
Eu aprendi nos últimos tempos que, muitas pessoas só respeitam a gente quando você os processam, caso contrário, eles ficam difamando, caluniando, usufruindo, abusando e assim vai…
Até hoje é sempre mais fácil copiar o que está pronto, dá menos trabalho.
Ela poderia ter criado um personagem autêntico e nem teria que ler um comentário deste do Maurício, e a meu ver, ele esta certo, o personagem é dele.
Bjs
Certo Lyllyan,se ela tivesse pedido permissão para ele,talvez a história poderia ser diferente,além da moça ser de origem humilde ainda enfrentará um processo,pq o fantastico passou um pouco sobre a vida dela e ela está querendo melhorar de vida,talvez ela pensou que isso não pudesse dar em nada,o fato de usar o personagem Magali.
Tomará que eles possam chegar a um acordo e que beneficie ambas as partes,realmente hoje vivemos num mundo de copia e cola,rs,bjos.
É monika parece que essa história ainda vai render,rs,por isso não gosto muito dessa coisa de mídia,nem sempre aparecer na a mídia favorece,valeu pela matéria,bjos.