Você acha que a conexão da sua casa está sempre lenta? Algumas das razões para o problema podem ser o próprio computador, o excesso de tráfego e o provedor de acesso.

No caso desses dois últimos, é bom termos informações concretos para podermos reclamar sobre a velocidade real de download e upload que estamos recebendo com a conexão que foi contratada.

Os planos de internet normalmente são comercializados com diferentes velocidades, que são expressas em megabits por segundo. Nas propagandas dos provedores, quase sempre é usado o termo Mega.

Isso causa uma certa confusão, porque o termo está muito mais associado ao conceito de megabyte (unidade usada para definir o espaço e tamanho de arquivos). Um megabit é 1/8 do tamanho de um Megabyte. Portanto, um plano de 2 Megabits representa aproximadamente 0,25 Megabytes ou 250 Kbytes.

Para testar sua conexão, você pode baixar um programa para sua máquina ou acessar algum site especializado.Um exemplo de site é o www.speedtest.net. O funcionamento dele é muito simples e interface, clara e objetiva.

Ao entrar no site, o IP da sua máquina é detectado e você vê um mapa com sua localização aproximada.

Clique no botão Begin Test. Dois testes serão feitos, um para medir a velocidade de download e outro a de upload. Uma espécie de velocimetro aparecerá indicando a velocidade obtida nos dois testes.

Por exemplo, em minha máquina, que tem um plano contratado de 2 Megabits, o resultado máximo foi de 1,71 Mb.

Se você tem uma conexão que utiliza um modem ADSL, pode utilizar o programa ADSL SpeedTest –disponível em bit.ly/aqAvmV. A interface é simples e os números apresentados são bem exatos.Se os resultados estiverem muito abaixo da velocidade contratada, pode ser o caso de fazer uma reclamação com o seu provedor.

Fonte: Folha.

Kelinha.