Pesquisa americana revela que refrigerantes, chás e cafés são alguns vilões
O refrigerante é um dos vilões do coração
Adolescentes que consomem muitos produtos adoçados artificialmente, como refrigerantes e sucos artificiais, acabam desenvolvendo altos níveis de colesterol ruim, o que aumenta suas chances de sofrer doenças cardíacas quando se tornarem adultos.
Cientistas da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), avaliaram os dados de uma pesquisa feita com 2.157 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos e descobriram que o consumo médio diário de adoçante nessa faixa etária é de 119 gramas, o que representa 21,4% da energia total necessária.
Com isso, esses adolescentes acabam apresentando altos níveis de LDL (lipoproteínas de baixa densidade), que é o colesterol ruim, e baixos níveis de HDL (lipoproteínas de alta densidade), o colesterol bom.
De acordo com o autor do estudo, Jean Welsh, da Universidade Emory de Atlanta, nos Estados Unidos, esse é o primeiro estudo que relaciona o uso de adoçante com doenças cardíacas em adolescentes.O preocupante é que o consumo a longo prazo aumenta os riscos de doenças cardíacas na idade adulta.
O cientista alerta que o açúcar artificial encontra-se em todos os produtos adoçados artificialmente durante sua fabricação ou quando é consumido. Os alimentos que mais contribuem para o alto consumo de adoçantes são os refrigerantes, sucos artificiais, cafés e chás.
Os adolescentes estão consumindo 20% de sua quantidade diária de açúcar com alimentos que possuem pouco ou nenhum outro tipo de nutrientes.Segundo Welsh, existem muitas campanhas para reduzir o consumo de comidas gordurosas, mas a preocupação não é a mesma quando se trata de alimentos adoçados artificialmente.
Substituir algumas bebidas açucaradas por água seria uma das formas de reduzir o consumo de açúcar e calorias.
Por causa de resultados como esse, a Sociedade Americana do Coração informou recentemente que pretende estabelecer um limite de adoçante que é acrescentado nesses produtos, baseado na idade, sexo e quantidade de energia que essa pessoa gasta em um dia.
Por exemplo, uma menina com idade entre 14 e 18 anos, que precisa de 1.800 calorias por dia, não poderia consumir mais que cem calorias vindas de adoçantes. Já os que precisam de 2.200 calorias diariamente não devem consumir mais de 150 calorias de adoçantes.
Fonte:R7.
Kelinha.
É uma pena olharmos tantas coisas hoje em dia que aceleram para a sepultura.
A maioria das pessoas não se importa com a notícia acima. Tenho certeza disso porque o meu trabalho no dia a dia é mudar o hábito alimentar das pessoas e vejo como eles não estão nem aí e como consequência tenho de ter um jogo de cintura para ter sucesso no que faço.
Aí galera, vamos comer menos açúcar, menos gordura e mais cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
Praticamente já me libertei um pouco, porque não como mais carne vermelha, não como balinha, não mastigo chiclete, não tomo café, não bebo refrigerante,uso diariamente arroz integral, e etc. Isso desde os meus 13 anos de idade. Hoje estou com 33 e não morri.
Muita gente tem o medo de mudar o hábito alimentar por achar que vai morrer e por pensar que não tem muitas opções para uma pessoa vegetariana.
Não precisa nem ser vegetariana se não quiser, mas só pelo fato de comer bonitinho dia a dia já tá muito bom.
bjs a todos e espero que essa matéria que a Kelinha colocou aqui mude o seu jeito de pensar e ajude vc a mudar o seu hábito alimentar.
Kelinha, eu amei!
bjs a todos.
Que bom Eliete,apesar de já termos noções dos maleficios e beneficios dessas bebidas e os alimentos,ainda sim pegamos na gula e na fraqueza de comer e beber coisas que nos prejudicam.Legal você manter uma hábito alimentar saudavel,se muitos seguissem assim não teriamos muitas pessoas com problemas de saúde,mais mudar e adaptar não é uma coisa facil,ainda bem que você começou bem nova e pode desfrutar de uma boa saúde,bjos.