Olá,

A Prefeitura de Teresópolis (RJ) abriu uma conta bancária nesta quarta-feira para receber doações para as famílias da cidade atingidas pelas fortes chuvas que causaram estragos na região serrana do Rio entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. Mais de 139 pessoas morreram em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

A conta, do Banco do Brasil, aceita depósitos de qualquer valor. A agência é 0741 e o número da conta é 110000-9.

Doações de alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal (sabonete, pasta dental, fralda descartável, absorvente) podem ser entregues no ginásio Pedro Jahara (“Pedrão”), à rua Tenente Luiz Meirelles, 211, centro.

O local também recebe famílias desabrigadas pelo temporal, e uma estrutura emergencial está sendo montada, com tendas e banheiros públicos.

Em Petrópolis, a Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania montou dois postos para doações de água, colchonetes e materiais de limpeza e higiene na região de Itaipava.

Um deles fica na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; e outro na Igreja de Santa Luzia, na estrada das Arcas. Um terceiro posto foi montado na sede da secretaria, no centro da cidade, à rua Aureliano Coutinho, 81.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde que distribui sangue para hospitais, informou que precisa enviar 300 bolsas de sangue para a região serrana. Por este motivo, faz um apelo para que a população compareça ao hemocentro, na rua Frei Caneca, 8, centro do Rio. O local funciona todos os dias das 7h às 18h.

A equipe do órgão trabalha em esquema de plantão para que todo o sangue doado seja processado e enviado o mais urgente possível. Para doar, o voluntário deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e trazer um documento com foto. Mais informações pelo telefone 0800-282 0708.

SÃO PAULO

A Cruz Vermelha Brasileira está recebendo doações de alimentos e itens de higiene e limpeza para os atingidos pelas chuvas no Estado de São Paulo.

Desde o início da operação Verão, em dezembro, a Defesa Civil estadual contabiliza 854 pessoas desabrigadas (dependem de abrigos públicos) e 6.586 desalojadas (acomodados na casa de amigos e parentes). As chuvas já provocaram a morte de 23 pessoas –14 morreram em decorrência dos temporais desta segunda-feira (10).

As prioridades de doações são alimentos não perecíveis e de fácil preparação, como leite longa vida, e produtos de higiene como sabão em pedra, fraldas descartáveis e papel higiênico.

As doações podem ser entregues na sede da Cruz Vermelha de São Paulo, localizada na avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais informações pelo telefone 0/xx/11/5056-8667 ou e-mail voluntariado@cvbsp.org.br.

Quem puder ajudar, não pense, ajude!

Lyllyan

Fonte: Folha On-line