Olá,
Colaboradora: Ju S
Reparem nas duas fotos, na pintura original, parece que o fundo não foi mudado, mas a imagem de Michael Jackson e a roupa são diferentes da imagem que aparece na capa do álbum “Michael”.
Se a pintura é com tinta a óleo, será que ele teve que fazer outra? E mais uma coisa que me deixou curiosa… Olhando agora nas duas imagens, anterior e nesta nova, está lá o Cirque Du Soleil. Se o quadro foi encomendado logo após a “morte” de Michael como eles sabiam do Cirque de Soleil? Porque para mim, este espetáculo foi planejado bem depois. Bem, mais uma prova de um roteiro a ser seguido. Tudo planejado.
Mais uma coisa… Essa tela no mínimo foi refeita umas 3 vezes. A que diz ser original, nós podemos notar que as mulheres que fizeram parte da vida de Michael são as mesmas da tela final (a que foi no álbum). Já a mostrada pelo Kadir no vídeo que você colocou, há as imagens de Madonna, Liz Taylor, Oprah e outras. Bem, pelo que lí essas foram retiradas por causa de direitos autorais… Mais uma vez Liz Taylor não quis se envolver. Hehehehe, essa tela deve ter dado trabalho para o Kadir.
Pintura original
Capa do álbum “Michael”
kadir-nelson-fala-sobre-a-capa-do-album-michael
E vocês o que acham?
Ju S
Kadir Nelson: “As Muitas Faces de Michael Jackson”
UPTOWN: De todas as suas realizações como artista, porque esse é um presente tão significativo?
Kadir Nelson: Eu sou um fã de longa data de Michael Jackson. Eu tenho desenhado Michael Jackson, desde que eu tinha 8 anos de idade. O foco do meu trabalho é criar imagens de pessoas que demonstram um sentimento de esperança e nobreza. Gosto de mostrar a força e a integridade do ser humano e do espírito humano. Então foi uma grande emoção receber um telefonema de Michael e ter a oportunidade de criar algo para ele.
UPTOWN: Como Michael descobriu o seu trabalho?
KN: Em 2003, quando Michael estava gravando canções para seu álbum “Number Ones” no estúdio de gravação de Marvin Gaye, ele viu vários dos meus quadros de Marvin, que estão penduradas ali. Michael gostou particularmente da pintura “The Life and Times de Marvin Gaye”. É uma história visual que narra a jornada da vida muito cheia de Marvin. John Nettlesby, que conseguiu o estúdio disse, “Michael ficou apenas sentado olhando para a pintura por horas”. Em seguida, Michael pediu a John me informar que ia me ligar. Michael disse que queria um igual, mas maior.
UPTOWN: Por que demorou até agora para a pintura ser feita?
KN: Michael teve muita mudanças na vida depois que ele me contactou para fazer a pintura, o projeto parou e eu não tinha condição financeira e tempo necessário para me dedicar na realização da pintura. Foi só após a sua morte, seis anos depois, em 2009 que eu recebi um telefonema de John McClain, co-executor do seu espólio. John disse que era hora de fazer a pintura que eu sempre quis fazer. Ele não tinha qualquer intenção para a pintura na época, ele só queria ter certeza de que isso iria acontecer e disse que nós poderíamos descobrir o que faríamos com ela mais tarde. Eu sempre me senti como se fosse a pintura mais importante para fazer, como forma de documentar a sua vida criativa.
UPTOWN: Conte-nos sobre algumas das imagens nos murais e seu processo de pensamento em criá-lo.
KN: Quando eu comecei a pintura pensei em momentos-chave e principais marcos na vida de Michael e colocá-las na tela de forma a contar a sua história que eu sabia que os fãs poderiam identificar. Eu queria usar o tema da realeza e do pop em toda a pintura e eu passei cinco meses trabalhando sobre ele. A capa do álbum em si apresenta metade da imagem do mural, que mede 9 por 4,5 metros. Na pintura, Michael usa uma armadura como um rei usaria. Ele é coberto com um material de veludo sobre os ombros. O contraste entre o metal duro e tecido mole é uma metáfora para a força de Michael e também a sua natureza. Ele está sendo tocado por dois anjos, um preto e um branco, significando a música “Black and White” e como ele atravessou fronteiras raciais.
A nave espacial representa uma cena do filme ET. Os fãs sabem que Michael narrou o livro de contos ET e que fez uma canção chamada “Someone In the Dark”. A montanha-russa no fundo é um aceno para o destemor de Michael e também o vídeo de Leave Me Alone. Há também uma imagem do dinheiro queimando. Ele fez um monte de dinheiro, mas ele também gastou muito dele. Um dos projetos está sendo transportado por um besouro, que representa o catálogo de músicas que Michael comprou que foi um dos investimentos mais inteligentes que ele fez. Esse investimento vai continuar a apoiar o espólio e a família Jackson.
Michael é apresentado 50 vezes de forma diferentes no mural, que é uma homenagem à idade de Michael e do número de shows que ele iria fazer antes de sua morte. Nós deveríamos fazer um concurso para os fãs identificar todas as 50 imagens. Isso seria divertido.
UPTOWN: Quais são seus pensamentos sobre a arte em capas de álbuns que parece estar de volta?
KN: O formato não é o mesmo, desde que os registros não estão mais em vinil, mas ainda é ótimo de ver. Quando eu era criança eu lembro de olhar para grande álbum com capa de arte, como Bitches Brew de Miles Davis, álbum Dangerous de Michael Jackson, e a capa do álbum de Santana Shaman feito por Rudy Gutierrez. Eu sempre quis fazer arte na capa de álbuns. Até agora tenho feito também capa do álbum para Swizz Beatz’s Ghetto Stories, o álbum de reflexões de Roy Hargrove’ e Goodie Mob’s single, Beautiful Skin.
UPTOWN: Quais são seus pensamentos sobre pessoas que pensam que a música e o legado de Michael está sendo explorado após a sua morte?
KN: Eu acho que este novo álbum é importante para os fãs novos e antigos. Não haverá mais nenhuma música dele, e há um monte de músicas do novo álbum que provavelmente nunca teria ouvido falar de uma outra maneira. Eu acho que é um deleite ouvir músicas inéditas de Michael.
Fiquem bem, bjs.
http://uptownmagazine.com/2010/12/kadir-nelson/2/
O que é que vos leva a pensar que o primeiro quadro que está no post, é o original?
Eu achei estranho a cara de Michael nesse quadro, pois não me parece pintura mas sim foto e também tinha ideia que já conhecia essa foto.
Fui procurar fotos de Michael vestido de Rei e encontrei isto:
http://www.google.pt/#hl=pt-PT&source=hp&biw=1276&bih=587&q=fotos+de+michael+jackson+vestido+de+rei&rlz=1R2GGLS_pt-PTPT407&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=a550a93525bae2dd
Cliquem em cima das fotos, para ver melhor.
Eu acho que esse primeiro quadro, deve ser uma montagem com uma foto de Michael que já existe há muito tempo.
E a pintura verdadeira é a que está na capa do CD.
Quanto ao Cirque Du Soleil, também não vejo nada de estranho, no fato de ele estar representado na capa do CD. Desde 20 de Abril de 2010, que o vídeo de propaganda ao Cirque Du Soleil/Michael Jackson está no youtube, e antes de o vídeo sair, teve todo o projeto envolvente, o que quer, dizer que tudo foi começado a pensar há mais tempo.
E nós não sabemos quando é que o quadro foi finalizado, pode ter sido depois disso.
E também se pode fazer alterações nos quadros.
Eu pinto, e ainda há pouco tempo fiz modificações num quadro que eu já havia pintado há dois anos atrás.
A minha conclusão, é que não vejo nada de estranho nesse quadro.
Fiquem bem, bjs.
Olá Adin,
Eu acredito que usaram photoshop para alterar a pintura.
Não acredito que o pintor tenha pintado a tela várias vezes já que existe ajuda da computação gráfica.
E por mais que não, a Sony adaptou a pintura conforme a necessidade do mercado.
Bjs
Direitos autorais?? Madonna não fez um discurso sobre Michael e agora não deica saua imagem no album por causa de direitos? e a Liz Taylor tbm? a melhor amiga de Michael preocupada com direitos? Meio estranho isso. Mas a questão do Cirque de Soleil é muito intrigante, nossa, faz todo o sentido pra mim.
Olá Ju S,
Realmente existe muita diferença da original para a capa.
Mas, a meu ver, acredito que o Kadir não alterou fazendo outra pintura, ele pode ter finalizado a original e o pessoal da Sony usado o Photoshop para inserir mais dados e mudado o rosto, cabelo, roupa, símbolos etc e tal.
Uma tela desta não dá para pintar tão rápido… Mas vai saber a verdade!!!
Bjs
ele [e o ~the flash~ pra pintar assim taao rapido… rsrsrsrs