Olá,

O fim do ano está chegando e com ele os eventos de confraternização das empresas, a temida (e esperada) “festa da firma”. Nesta época, chovem e-mails de chicnautas perguntando sobre o que podem e o que não podem vestir e aprontar nesta ocasião.

Se a ideia é um almoço, as coisas ficam mais simples. Use a mesma roupa do trabalho com algum acessório mais ousado, colorido ou diferente, retoque a maquiagem e pronto.

Festa-firma-mg-20091215
Se a programação é à noite, as coisas mudam um pouco. Aqui valem looks mais caprichados, ainda que sem exageros! Seu chefe continua sendo seu chefe, as hierarquias não desapareceram e você ainda é um funcionário sendo avaliado por ele e pela equipe. Embora seja um momento de confraternização e proximidade, a festa continua sendo uma extensão de sua vida profissional.
 Toda vez que você estiver num evento com pessoas que podem te mandar embora no dia seguinte, porte-se com a mesma atitude que costuma ter no escritório. Por isso, nada de decotes extravagantes, roupas justas, vestidos curtos e muitas e muitas taças de espumante – é somente entre amigos que você pode beber à vontade e dizer as maiores loucuras.
 
Poder ou não poder beijar o chefe costuma ser uma dúvida muito comum. Pode; o que não significa que daqui para frente vai repetir o gesto toda vez que passar pela sala dele ou encontrá-lo nos corredores da empresa. É apenas um cumprimento mais carinhoso num dia de festa que acontece uma vez por ano. 
 
E mais: normalmente, festas de fim de ano são um momento de convívio entre as pessoas de uma mesma empresa, por isso, não leve seu namorado/a sem saber se o convite se estende para terceiros. Se a presença de acompanhantes for autorizada, tenha certeza de que seu par vai seguir o clima, a roupa e o ambiente de seu trabalho para não ficar peixe fora d’água.  

Fonte: Chic IG