São Paulo:

Por causa do segundo turno das eleições, no domingo (31), e do feriado de Finados, na terça-feira (2), alguns serviços públicos irão funcionar em esquema especial na cidade de São Paulo.Todas as repartições públicas terão expediente normal na segunda-feira (1º), mas entram em escala alterada nos dias de eleição e Finados. Os postos de atendimento das subprefeituras não funcionam nem no domingo nem na terça.Os parques municipais abrirão normalmente nos dias 31, 1º e no dia de Finados –menos o Jardim da Luz, que não abre às segundas-feiras. Confira as demais alterações e o que abre e fecha na lista abaixo:

ABASTECIMENTO

Não funcionarão no dia 31, os mercados municipais Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel. Os demais abrirão nos horários habituais.No dia de Finados (2) abrirão, das 7 às 13 horas, os mercados municipais Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela; das 7 às 14 horas, o de Pirituba, e das 7 às 15 horas, o Kinjo Yamato.No dia 31, os sacolões Brigadeiro, Cohab Adventista, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno e Santo Amaro abrirão das 7h às 13h; Lapa, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Bela Vista, Cidade Tiradentes e São Miguel, das 8h às 14h.

No feriado de Finados não funcionarão os sacolões Avanhandava, Brigadeiro, Jaguaré, Jaraguá, Piraporinha, Rio Pequeno e Santo Amaro. Os demais atenderão nos locais e horários habituais.Atendendo à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral, a Supervisão Geral de Abastecimento, por meio de Portaria publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de terça-feira (28), suspendeu, em caráter excepcional, as feiras livres que, direta ou indiretamente, prejudicam o acesso aos locais de votação. A listagem das feiras que foram suspensas no dia 31 e voltam a funcionar no dia 2 nos horários habituais está disponível no site da Prefeitura.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nos dia 31,1º e Finados, só funcionarão os serviços de emergência e acolhida que atenderão 24 horas, ininterruptamente: Abrigos / Casas de Acolhida, Cape (Central de Atendimento Permanente e de Emergência), Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e Centros de Acolhida (antigos albergues).

CULTURA

No dia 31 não haverá atividade nos teatros, bibliotecas, casas históricas e de cultura, centro cultural e da juventude, que voltarão a funcionar na segunda-feira (1º) nos horários habituais. Na Galeria Olido, o funcionamento será o seguinte: 9 às 20h, Exposição Life on Line of Life; 13 às 20h, atendimento ao público e exposição projeto incubadora; 14h, Mostra Internacional de Cinema: Pequeno Alien; 16h, Mostra Internacional de Cinema: Querido Muro de Berlin; 18h, Mostra Internacional de Cinema: programa F.J. Ossang; e 20h, Mostra Internacional de Cinema: Doctor Chance.

No Finados, vão funcionar: Casa do Bandeirante, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Casa do Grito, Capela do Morumbi, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Monumento à Independência, Museu do Teatro Municipal (das 10 às 17h), Galeria Olido, com atendimento ao público das 13 às 20h e a programação pode ser conferida no site ; e os teatros municipais Artur Azevedo, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite.

EDUCAÇÃO

No dia 31, não haverá atividades nos CEUS, com volta às aulas no dia 1º. No Finados, as unidades não funcionarão.

ESPORTES

Não haverá atividades nos clubes da cidade no dia 31. No Finados, as unidades abrirão para atividades recreativas e esportivas.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs abrem de segunda a sábado, inclusive em 1º de novembro e no dia do feriado (2 de novembro), das 7 às 19 horas. As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham em 31 de outubro, abrem no dia 1º de novembro e fecham em 2 de novembro, voltando a funcionar na quarta-feira, dia 3.

SUBPREFEITURAS

As Praças de Atendimento das Subprefeituras não funcionarão no dia 31 e no Finados. No dia 1º, o atendimento será normal.

TRABALHO

Os Centros de Apoio ao Trabalho e as unidades do Programa São Paulo Confia funcionarão no dia 1º no horário normal. Fecharão no dia 31 e no Finados.

TRANSPORTE

No domingo, 31 de outubro, haverá operação especial de transporte público para as eleições, sendo que a frota será reforçada, correspondendo a 85% de um dia útil. Nos dias 30, 1º e no Finados, a frota utilizará 70% de um dia útil.

VERDE

Todos os parques municipais abrirão nos dias 31, 1º e no Finados. O parque do Jardim da Luz não abre às segundas-feiras.

Belo Horizonte:

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os ônibus vão circular em horário de feriado, mas as linhas que passam por cemitérios vão ter quadro reforçado. Os bancos funcionam na segunda-feira (1º), mas na terça ficam fechados.

Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de Belo Horizonte não abrem nesta terça-feira (2), dia de finados. As contas e os carnês que vencerem na terça podem ser pagas na quarta-feira (3), sem de multa. Serviços como internet banking, fone banking e caixas eletrônicos operam normalmente.

Sistema Nacional de Emprego (Sine)
Do dia 27 de outubro ao dia 2 de novembro, as agências do Sine PBH e a da Central de Captação de Vagas terão seus serviços suspensos para implementação do novo sistema de atendimento. No dia 3 de novembro, as atividades serão retomadas.

Saúde
Na segunda-feira, dia 1º, todas as unidades de saúde funcionam normalmente. Na terça-feira, dia 2, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internação e o Samu funcionam normalmente. Os Cersams funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona com equipe de plantão. Os centros de saúde reabrem na quarta-feira, dia 3 de novembro.

Plantão Chuvas
O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive com plantão aos domingos e feriados. Os telefones são o 199 e o 3277-8864.

Abastecimento
Na segunda-feira (1) os serviços de abastecimentos da PBH funcionam normalmente. Na terça, o Mercado do Cruzeiro abre das 8h às 13h. A Central de Abastecimento Municipal funciona na terça, das 8h às 13h. A Feira Coberta do Padre Eustáquio, das 7h às 13h. Sacolão ABC, das 8h às 14h. Feira livre, abre das 7h às 13h.

Feira modelo não funciona na segunda e na terça-feira. Feira de orgânicos, não funciona na segunda-feira. Na terça-feira, a feira do Belvedere funciona das 7h às 12h. O Banco de Alimentos não funciona na terça-feira. O Armazém da Roça abre na terça das 8h às 18h. O Mercado da Lagoinha não funciona na terça-feira.Os restaurantes populares funcionam na segunda e param na terça-feira. O Refeitório Popular da Câmara Municipal não funciona na segunda e na terça.

Limpeza Urbana
Na segunda-feira, os serviços de limpeza urbana serão executados normalmente. Na terça-feira, serão executados apenas o plantão de varrição nas áreas central e hospitalar e na Savassi.

Museus e centros de cultura
O Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) fecha na segunda-feira (1º) para manutenção. Na terça-feira (2), funciona das 10h às 17h.O Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.596, Pampulha) fecha na segunda-feira (1º) para manutenção. Na terça-feira (2), funciona das 9h às 19h.O Centro de Cultura de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro) funciona na segunda-feira (1º), das 9h às 19h. Não funciona na terça-feira (2).

Parques
Todos os parques municipais estarão fechados na segunda-feira para limpeza e manutenção. Na terça-feira, os parques estarão abertos das 8h às 18h, exceto o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377, Centro), que abre das 6h às 18h.

Central de Atendimento BH Resolve
Dia 1º de novembro funciona normalmente das 8h às 19h. No dia 2 a central estará fechada. Endereço: Rua dos Caetés 342 – entrada também pela Avenida Santos Dumont, 363, Centro.

Rio de Janeiro:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público no dia dois de novembro, durante o feriado de Finados. Na segunda-feira, dia 1, o expediente será normal.

Shoppings 

No domingo (31), dia das eleições, as lojas abrem entre 13h e 21h. Já a praça de alimentação terá funcionamento normal. Na segunda-feira (1), o horário de funcionamento dos shoppings será normal. Já na terça-feira (2), as lojas ficarão abertas das 15h às 21h e as praças de alimentação terão horário normal.

Supermercados

Horário de funcionamento normal na segunda-feira. Na terça-feira (2), as lojas irão abrir de acordo com a decisão da administração.

Correios 

 As agências dos Correios funcionam normalmente na segunda-feira (1), das 9h às 17h. Na terça-feira (2), as agências ficarão fechadas, exceto as localizadas no aeroporto Santos Dumont e no Centro Cultural dos Correios.

Loterias 

 As casas lotéricas funcionarão normalmente na segunda-feira (1), das 9h às 19h. Na terça-feira (2), as loterias estarão fechadas.

Coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva serão normais na segunda-feira (1). Já naterça-feira (2), a exceção será o centro do Rio, onde a coleta será feita a parti das 15h.

Metrô 

 Na segunda-feira (1) o metrô opera normalmente de 5h à meia-noite com a conexão direta da Linha 2 até Botafogo. No feriado do Dia de Finados, o metrô vai operar das 7h às 23h.

Barcas

Todos os trajetos serão realizados normalmente na segunda-feira (11). Na terça-feira (2), haverá mudanças. O trajeto Rio-Niterói acontecerá com intervalos de 30 minutos. A primeira saída do Rio está marcada para 6h e, a última, para 23h30. Em Niterói, a primeira saída acontecerá às 5h30 e, a última, às 23h30.As linhas Charitas e Cocotá não irão operar no feriado (2). Para Paquetá, os horários não vão sofrer alterações.

Trem

No dia 2, os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri vão fazer serviço de parador, atendendo também os passageiros do ramal Deodoro. Na segunda-feria (1), a programação será normal de dias úteis e, no final de semana, a circulação não terá alterações.

Fonte: Folha,G1 e IG.
 
Kelinha.