Olá,
Thiago Eburneo, 18, e Juliana Maziero, 17, se conheceram pelo Orkut há um ano. Ele adicionou o MSN dela, os dois começaram a conversar e descobriram que moravam na mesma rua, uma casa em frente à outra. Eram vizinhos havia dez anos, mas nunca tinham se falado.
Thiago e Juliana acabam de completar oito meses de namoro e integram uma geração que se habituou a conhecer pessoas pela internet.
Levantamento feito pelo Portal Educacional com 10,5 mil adolescentes entre 13 e 17 anos de 75 escolas privadas de todo o país mostra que 38% deles já transformaram amigos virtuais em reais.
Um quarto dos jovens que responderam ao questionário já ficou com alguém que conheceu na internet e 27% disseram ter usado as redes sociais para encontrar gente.
Dados do levantamento mostram que 90% dos adolescentes sabem que, ao se conectarem à internet, podem se expor a situações como ciberbullying e invasão de privacidade, mas 61% disseram não se preocupar.
POLO AGREGADOR
De acordo com o psiquiatra Jairo Bauer, que coordena a pesquisa, a internet é hoje um grande polo agregador de jovens. “Para que se dar ao trabalho de se deslocar até o shopping, quando o outro pode estar ao alcance de alguns toques no teclado?”, questiona o médico.
Luciana Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Informática, da PUC-SP, afirma que os relacionamentos construídos a partir da internet podem ser positivos, diferentemente do que muitos pensam.
“É possível encontrar pessoas com gostos parecidos. O contato virtual permite uma profundidade que nem sempre se tem na vida real.”
Mas fazer amigos ou namorar alguém que se conheceu na internet, apesar de ser cada vez mais comum entre os jovens, é algo que assusta muitos pais, diz Betina von Staa, especialista no comportamento do jovem na rede.
Para Staa, a internet torna os desafios mais complexos, mas os conselhos a serem dados são os mesmos que os avós davam. “A internet dá acesso a mais gente, mas não é diferente do passado: tem que dizer para ter cuidado com a privacidade, escolher bem com quem anda.”
Que notícia legal quando vai para o lado do bem, mas não podemos nos esquecer que muitas pessoas que estão do outro lado da telinha nem sempre tem boas intenções, portanto, tomem cuidado sempre!!!
Lyllyan
Fonte: Folha On-line
corrigindo : quem sabe podem se tornar até melhores amigos e a consciencia de agir com sinceridade vem de cada um.
Realmente amigo virtual é uma coisa boa,pelo menos possibilita-nos a fazermos amizades legais e quem sabe até torna-los grandes nossos grandes amigos,principalmente para quem nao é mto social,rsrs.
Até hoje nao me decepcionei,apesar de alguns pesares,rs e espero nunca decepcionar-me,como sempre tudo tem seu lado bom e ruim.
Olá Kelinha,
Ave Maria!! Você apareceu muié aqui?!
Estas amigas que somem sempre viu!!!
E concordo com você, tem o lado bom e ruim, mas também tem o perigoso e devemos nos manter atentos a tudo, afinal lemos sempre casos virtuais que nem sempre terminam bem.
Bjs
Oie Lyllyan,
Sim muié,eu apareci,rs,desculpa o sumiço,mais eu nao me esqueci do blog,vou ver se consigo ficar mais presente,rs,senti saudade do seu “cantinho”,rsrs e o blog continua cada vez melhor,parabéns,sempre com noticias legais e inteligentes.
Infelizmente o virtual também tem seu perigo sim e o jeito é ficar ligado,pq as vezes queremos fazer amizades com culturas e costumes diferentes para diversificar o nosso meio social e recorremos a net e acabamos encontrado pelos que gostam de fazer hora com nossa cara e contar vantagens e tudo acaba sendo pura mentira.
Sem contar que tem os cracks que gostam de fazer amizades só para invadir computadores e pegar dados da vida do outro, é muito complicado.Pelo menos essa pesquisa demonstra que a porcentagem de pessoas ainda usam net para uma amizade saudável.
Apesar que eu e nene,estamos duvidando de uma certa pessoa que fala ser so fã de Mj,mais achamos que ela deve ser mais que isso,ou ela é alguma espiã por aqui ou amiga da familia jackson pq ela sabe tudo antes de sair nos jornais sobre os jackson.
Ela é muito suspeita,tenho que olhar isso,nao acredito em tudo que ela fala nao,muito duvidosa essa vida dela,rs,vc deve saber quem é,se nao sabe depois de conto,rs,suspeitissima,bjos.