Olá,

Colaboradora: Camila e Vicência

Entrevista da Lisa Marie Presley com a Oprah Winfrey em 21/10/10.

Tradução logo abaixo dos vídeos:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Seria bom que alguém pudesse traduzir na íntegra. O pouco que entendi, nada de útil.

carta-aberta-para-oprah-entrevista-katherine-jackson

Tradução:

Oprah começou dizendo que o amor entre LMP e MJ começou em 1993, começou como uma amizade e cresceu para algo maior. Eles não se falavam mais de uma década, antes de Michael morrer.

OBS: ela irá se contradizer sobre isso mais a frente.

Ela disse que estava um pouco “perdida” durante a última entrevista com Oprah sobre o MJ, porque ela não entendia seu relacionamento com ele. Oprah disse que compreendeu a sua defensiva, mas LMP se encontrava assim por causa do assédio, e da publicidade mundial.

LMP disse que MJ foi um grande manipulador dos meios de comunicação de muitas maneiras. Ele foi criado dessa forma. Ela disse que antes de começar a responder perguntas, é preciso entender que Michael foi criado assim, que ele era diferente dos demais,  exceto o pai.

Ele estava condicionado a ir aonde for com o seu talento. Ele tornou-se bom em criar e “fantoches”. Ela disse que sempre confundiu a manipulação, com o fato de que ele não a amasse, mas ela entende agora que era uma tática de sobrevivência para ele

Ela ganhou toda a clareza sobre isso, desde a morte de Michael.  Ela estava na Inglaterra quando ouviu isso pela primeira vez, ela estava chorando o dia todo e não “sabia o porquê”. Ela recebeu a notícia de um amigo, e um texto de John Travolta, perguntando se ela estava bem. Ela estava no chão e chocada.

Ela não consegue explicar como ou por que ela ganhou toda a clareza disso somente agora, é por isso que ela esperou tanto tempo. Ela sentia que não podia  ajudá-lo. Ela não suspeitava de um problema de drogas, até dezembro de 95 quando ele desmaiou em sua frente. Ela disse que foi relatado no relatório, que a pressão arterial estava baixa, infecção viral, desidratação, ela não conseguia obter respostas reais. Ela sentiu que havia uso de drogas, após várias indicações..

Ela disse que houve tempos que ela iria buscá-lo em consultórios médicos, e ele não parecia coerente. Na época, ela achava que era apenas as injeções, que ele precisa. Oprah pergunta o por que disse, e ela disse que eram injeções dermatológicas. Oprah pergunta se isso tinha algo a ver com a sua pele, e LMP diz que sim e, por várias outras coisas que ele também precisava

Oprah pergunta se ela se sentia, como se tivesse sido mantida no escuro. LMP diz que não, ela disse que fez o que foi possível para ajudar Michael. Oprah pergunta se ele tinha dificuldade para falar, então, LMP diz que sim, ele era como um gnomo. Ela chama ele gnomo, porque ele estava sempre acima  das coisas, e que ele tinha uma dificuldade em dormir.

Oprah pergunta se ela sentia que ela era uma “pedestal”. Ela diz que sim, e ela adorou. Quando ela e MJ estavam juntos, ela nunca se sentiu tão alta em toda a sua vida.

LMP diz que agora tudo que fala dele é bom, porque hoje compreende o amor que sentiu por ele. LMP então começa a tentar responder a perguntas de Oprah Winfrey, mas de curso interrompe, e Oprah pergunta se ela estava zangada com ele quando saiu do casamento. Sim, ela estava muito zangada. Ela sentia que eles eram tão unidos, e de repente, ele a empurrou para fora de sua vida. Oprah pergunta por que casamento terminou, ela disse que não havia momento em que ele tinha que tomar uma decisão sobre ela, ou as pessoas ao seu redor.

Oprah diz que Michael sempre conseguiu atrair as pessoas que ele gosta. Então LMP de novo aponta a semelhança entre Michael e Elvis,  e diz que assim como o seu pai, MJ teve o luxo de criar sua própria realidade, e quando as pessoas não concordavam com ele, ela estava fora. Sentia-se descartáveis. MJ não era uma pessoa ruim, mas é exatamente assim que ele funcionava…….como Elvis.

Oprah então pergunta sobre as semelhanças entre MJ e Elvis, e LMP demonstra não entender isso.

A casa que  MJ morreu,  fica do outro lado da rua da antiga casa de Elvis. Oprah perguntou sobre a sua declaração em seu MySpace, quando ela disse que MJ sabia que ia morrer como o pai dela. Ela disse que ele lhe disse, que tinha medo de acabar como seu pai durante uma conversa em Neverland, sentado perto do fogo.

Oprah pergunta por que ela se apaixonou por ele, e LMP diz porque ele era uma pessoa incrível. Ela nunca se sentiu tão bem em sua vida. Ele tinha algo tão inebriante, mágico.  Oprah diz – Oh, eu também senti isso  quando eu conheci em 92,  ele brilha como luz em você

LMP diz que ela sempre quis estar perto dele. Ele era uma droga para ela, e ela nunca se sentiu assim com outro ser humano, exceto com o seu pai.

Oprah pergunta se ela sentia o amor de Michael, no início. Ela diz que sim, e ela sabia que ele não teve muitas mulheres em sua vida. Oprah perguntou como é que ele a pediu em casamento – ela diz que estavam na biblioteca, em frente ao fogo em Neverland, MJ puxou um anel de 10 quilates, ficou de joelhos e pediu ela em casamento. Oprah perguntou se sentia que iria durar para sempre, ela disse que sim.

Oprah disse que quando estavam juntos era como um circo. LMP disse que era, mas eles estavam juntos na maior parte sem câmeras, e um monte de história que saiu era invenção da midia.

Oprah pergunta se ela se sentia manipulada, Lisa diz que tinha se entendia que tinha que fazer algumas coisas, porque era o seu papel de esposa.  Oprah perguntou se tinha muita pressão para ela ter um filho, e ela diz que sim, e que queria isso, mas queria garantir que as coisas estivessem mais estáveis. Oprah diz que logo após vários meses que eles se divorciaram, foi anunciado que Debbie Rowe estava grávida. LMP diz que foi um ato um pouco relatório de sua parte, ela sabia que isso ia acontecer. Ela sabia que Debbie estava lá o tempo todo dizendo que ela teria o bebê, porque Michael disse que se ela não tivesse um filho com ele, Debbie faria isso. Eles iriam entrar em um acordo sobre isso. Na época ela sentia dor, ela fez coisas que machucá-lo. Ela se sentiu torturada, porque ela deixou o marido para ficar  Michael. Dany participava da sua vida, porque é o pai dos filhos dela, mas isso incomodava Michael.  “Nós iamos tirar férias e Danny iria, e Michael iria ficar chateado”, diz ela.

“E então ele ia desaparecer por umas duas semanas, e eu não conseguia encontrá-lo.”

“Ele estava preocupado com as férias no Havaí. Ele iria embora e eu  poderia não encontrá-lo, ele sumiu por duas semanas”. Ela disse que quando ela fazia essas coisas , e que deixavava Michael chateado, ele ficava muito frio por fora. Michael também mandava Lisa Marie embora quando sentia algo vulnerável, agora ela reconhece que essa era a forma como ele enfrentava as coisas. Mas, por outro lado ele passou um bom tempo com ela. Ele nunca fez isso com qualquer outra mulher.

“Será que ele teve que morrer, para você perceber que ele o amou?”, diz Oprah.

“Sim”, diz Lisa.

Ela disse que quando eles estavam juntos, eles estavam realmente apaixonados.  Lisa disse que teve que tomar uma decisão, porque olhar aqueles médicos fez ela se sentir com a mesma sensação que sentia, ao ver seu pai morrer pelo mesmo motivo. LMP diz que eles gastaram mais 4 anos após o divórcio, pensando em voltar e ficar juntos.

LMP entra em contradição nesse ponto, ao afirmar que a última vez que falou com o Michael foi em 2005.  “Eu estava muito distanciada, mas ele estava sempre ali me analisando, você sabe” , diz ela. “Ele estava tentando lançar uma linha para ver se eu mordia emocionalmente, e eu não fazia isso”. Durante essa conversa final, Lisa Marie diz que Michael disse que ela tinha razão sobre as pessoas certas ao seu redor, os vampiros. Os vampiros seria os interesseiros, a midia, Ele também perguntou se ela ainda o amava. “Eu lhe disse que isso era indiferente”, diz ela. “Ele não gostou dessa palavra, e chorou”.

Durante a última conversa que tiveram, Michael confessou para Lisa que alguém estava tentando matar ele.

Ele sentiu que alguém iria tentar matá-lo para ficar com seu catálogo e sua propriedade”, diz ela.
“Então ele disse os nomes?”, diz Oprah.
“Ele fez, e eu gostaria de não dizê-las”, disse Lisa Marie. “Mas ele me expressou sua preocupação sobre a sua vida.” Sua preocupação com sua vida. ”

Então o assunto agora é Martin Bashir. Oprah pergunta sobre a entrevista, e LMP que aquele na entrevista não era o MJ que ela conheceu.

“Ele disse algumas coisas muito chocantes naquela entrevista. Em especial sobre a forma como ele sentia que estava bem ao dormir com meninos mais novos”

 Lisa diz: “Eu acho que ele disse coisas às vezes para ser desafiador. Ele ficou tão irritado por ter sido acusado de novo. Eu acho que às vezes ele era um rebelde e um pouco teimoso, como uma criança, ele dizia as coisas, que ele sabia que as pessoas não iam gostar de ouvir”

“Então você nunca viu nada, e até hoje, não acredita que nenhum dessas acusações?

” Não, eu nunca vi nada naquele quarto. Eu posso dizer que nunca vi nada parecido”

Elas encerram a entrevista falando sobre a presença de Lisa, no enterro de Michael. Ela foi a última levantar-se, e ficar com ele. Porque ela não queria deixá-lo.

Entra aqui a imagem exclusiva de Lisa, ao lado do caixão do Michael.

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Oprah pergunta o que ela disse para ele ao lado do caixão, mas ela fica nervosa e começa a rir. Ela pediu que ele ficasse em paz, ela queria se desculpar. Ela queria salvá-lo, e ela lamenta por não ter conseguido isso.

Oprah pergunta sobre o marido sobre atual, e como ele se sente ao lidar com isso. Ela agradece a Deus, porque ele sabe lidar com isso.

Ela se sente muito só porque ela lidou com tudo isso com seu pai, e agora com o Michael. Viver 25 de Junho, fez ela temer e sentir o que sentiu no dia 16 de Agosto de 1977, quando seu pai morreu. 

É interessante notar que Lisa bate muito na tecla de “problemas com drogas”, e liga muito isso ao seu pai. Ela sempre compara a morte deles, e conta isso com muito detalhe.

É bom lembrar que Michael conheceu Lisa, quando ela tinha 7 anos!

Pontos importantes:

1) ela está nervosa, evita o contato visual e vira os cabelos com freqüência.
2) As contradições que LMP declara tais como: a proposta de casamento etc, sem falar com ele em uma década, mas depois diz que falou com ele em 2005 e etc. Pelo que eu sei, Michael pediu ela em casamento no telefone ao dizer “Se eu lhe pedisse para casar comigo, o que você diria?”A cena da lareira, foi quando ele entrou o anel.
3) As comparações, e ligações entre Michael e Elvis foram gritantes!!!
4) A admissão de LMP que Michael era manipulador … mas tinha que tinha uma razão para fazer isso. E comparam isso, ao definir as atitudes de Michael como “marionetes”
5) A imprecisão de LMP, em sua teoria de que Michael usava drogas. Ela não demonstrou nenhuma prova ou convicção real para provar isso, e com 1 ano de casamento não percebeu que o marido era viciada em remédios. Ela afirma isso, com base em um ÚNICO incidente!
6) Os girassóis!
7) Michael morreu, do outro lado da rua onde Elvis morou.8) quando Oprah perguntou sobre o seu momento ao lado do caixão, ela coçou a cabeça, demorou para responder, e se perdeu. Suas respostas foram muito vazias.

Ela estava muito inquieta durante toda a entrevista, e passou um bom tempo brincando com seus cabelos. Evitou encarar a Oprah, e denotou desconforto. Se perdeu em perguntas, e “riu” ao definir como foi o seu momento ao lado do caixão do Michael. 

Camila e Vicência