Cada vez mais o Orkut tem tentado se sofisticar a fim de evitar uma diáspora de seus usuários para o concorrente Facebook. Porém, a série de mudanças implantadas recentemente na rede de relacionamentos do Google tem dividido os usuários em dois grupos: os que aprovam e os que desaprovam as novidades.

No fórum de discussão dos usuários na web as conversas estão acaloradas. A resposta mais votada pelos participantes desaprova a direção que o Orkut tem tomado.

Fotos pequenas, página inicial ‘poluída’, dificuldade em encontrar informações sobre o perfil. Enfim, todas essas novidades só fizeram desagradar porque foram implementadas de surpresa, sem consultar ninguém”, publica um usuário. A resposta contou com 83 aprovações contra 10 reprovações.

Outra reclamação frequente dos usuários é o desaparecimento da seção que informava as bandas, filmes e livros preferidos no perfil do usuário e a ocultação dos depoimentos na versão atual do Orkut.Por outro lado, alguns usuários aprovaram a inserção da função Grupos de Amigos, porém, reclamam da dificuldade para operá-la.

“Eu gostei das mudanças, mas senti falta de poder excluir um único grupo de amigos do qual não queira ver as atualizações. Ao enviar um recado para todos, ao clicar em Alterar, acredito que poderia ter um botão ´Selecionar Todos´. Ficaria mais fácil para remover apenas uma pessoa que não quero enviar o recado, concorda? No caso de uma festa de aniversário surpresa, por exemplo”, sugere um outro.

Entre as mudanças implantadas pelo Google no Orkut nos últimos meses estão a função Grupos de Amigos, que permite compartilhar atualizações com um grupo especifico, a alteração da página de entrada, a volta dos recados privados, e mudanças no sistema de buscas de usuários e comunidades. As páginas dos aplicativos também foram levemente reformuladas.

O Orkut é a rede social mais popular do Brasil com 52 milhões de usuários. Desde novembro do ano passado, o site saiu do vermelho e passou a dar lucro. Segundo o Google, 200 milhões de fotos são carregadas no Orkut semanalmente, enquanto 550 milhões de scraps são trocados no mesmo período.

Ao que parece a equipe de engenheiros do Google responsável pelo Orkut deve continuar apostando nas mudanças. Durante a coletiva de imprensa para a apresentação da função Grupo de Amigos realizada no mês passado, eles disseram que o fechamento da versão antiga  do Orkut deve acontecer em breve.

Caso a previsão se confirme, boa parte dos usuários pode ficar descontente. “Antigamente, o Orkut era só para enviar recados, postar fotos, adicionar amigos e enviar depoimentos, e era muito bom. Agora eu tenho que definir até se o recado tem que ser privado. Daqui a pouco vocês colocarão um Amigo Virtual, um assistente pra bater papo com a gente?”, implora um usuário contrário às mudanças.

Fonte: InfoAbril.

Kelinha.