Procedimento evita doença em mulheres com predisposição genética elevada
A ablação preventiva dos seios e ovários reduz o risco de câncer e óbito entre as mulheres com predisposições genéticas para a doença, revelou um estudo clínico, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira (31).
“As mulheres que herdaram a mutação dos genes BRCA1 ou BRCA2 têm um risco claramente maior (de 56% a 84%) de desenvolverem câncer de seio e de ovários”, escreveram os autores do trabalho, que será publicado na edição desta quarta-feira (1º/9) do Journal of the American Medical Association (JAMA).
O estudo, realizado com 2.482 mulheres que apresentam estas variações genéticas, foi feito em 22 centros de pesquisa clínica nos Estados Unidos e na Europa, entre 1974 e 2008, e as voluntárias foram acompanhadas até 2009.
Os cientistas concluíram que as mulheres que apresentaram estas mutações genéticas e que realizaram mastectomia profilática eliminaram completamente o risco de desenvolver tumor canceroso durante três anos de acompanhamento médico.
Comparativamente, no grupo de mulheres com a mesma predisposição genética e que não fizeram ablação preventiva dos seios, 7% desenvolveram câncer de mama no mesmo período. De 10% a 20% dos casos de câncer de mama e ovários são provocados por mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
Fonte : Delas IG. Cuidar-se sempre!Kelinha.
Meu pai faleceu com cancer , o dele ja tinha se espalhado pelo corpo , nossa é uma morte horrivel , por isso a prevenção é nescessária , ele morreu com menos de 40kgs e o sofrimento pra familia é muito grande , graças a deus ele ta descansando agora , então todos da familia ja começaram os exames . Bjsssss
Bom Célia,realmente esse doença é desgastante tanto para o paciente,quanto para a familia,o jeito é ter fé em Deus e pedir força e que ele faça o melhor para todos e se podemos nos prevenir,devemos sim colaborar para isso,saúde é só uma e temos que cuidar dela sempre,legal sua familia estar se cuidando,bjos.
Olá Kelinha,
Está doença é tão triste…
Perdi minha ex-sogra com CA nos pulmões, minha prima de 35 anos com CA nas manas e deixou meu priminho de 1ano e 6 meses há 03 anos atrás e minha Tia que graças à Deus se curou, ela teve nas manas.
E a irmã da esposa do meu Tio, está com câncer nos pulmões.
Dureza ne!!!
Não tem outro jeito, é orar para não ter esta doença que acaba com a pessoa e a família e se cuidar para descobrir no início.
Deus nos abençoe.
Bjs
Sim,realemnte é uma doença triste,que merece também uma atençao especial dos cientistas para tentar achar a cura,viver condenado a uma doença nao há coisa pior.Sua prima tão nova e perdeu a vida e seu priminho nem teve tempo de curti a mãe,o ruim que está doença como outras é que determinam o tempo de vida da pessoa, é correr contra o tempo e um desgaste emocional,fisico, é muito dificil.
Só Deus para nos dar força e abençoar,ainda bem que sua tia se curo,mais sao muitas pessoas ao seu redor que passaram ou estão passando por isso,que Deus de forças a cunhada do seu tio e que ela possa se curar também,bjos.
Olá Kelinha,
É só por Deus mesmo! Porque se depender da família sempre nos fazemos presente.
Esta doença judia de mais da pessoa, Deus nos livre!
Mas temos ter força, senão quem lutar para viver, não consegue vencer.
Bjs