Nesta terça-feira, dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do gênero musical com 60anos que ainda transmite o vigor de um adolescente.Criado em meados da década de 1950, o rock ‘n’ roll tem unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos Estados Unidos, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica.

Na década de 1960, o rock em sua fase já consolidada, deu origem a diferentes estilos: folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos e gerou uma série de outros subgêneros: o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos 80 os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

A seguir uma rápida passagem do rock ‘n’ roll pelas décadas de 50, 60, 80 e 90:

Década de 1950 – fase inicial do o rock ‘n’ roll. O estilo conquistava os jovens que se identificavam com a rebeldia dos cantores e das bandas. Em 1954, Bill Haley lança o sucesso “Shake, Rattle and Roll”. No ano seguinte, surge no cenário musical Elvis Presley, considerado o rei do rock. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues.
Ícones: Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard.

Década de 1960surgia uma das bandas de maior sucesso, The Beatles. Com a música “Love Me Do” (1962), o quarteto de Liverpool conquistou as paradas da Europa e Estados Unidos.O rock começou a ganhar uma linha política, graças aos movimentos contra a Guerra do Vietnã.Em 1969, surge o Festival de Woodstock, que com o lema “paz e amor”, atrai meio milhão de jovens.
Ícones: Bob Dylan e The Rolling Stones Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

Década de 1960o rock se torna mais popular nesse período, em que foi criado também o videoclipe. O estilo ganha uma batida mais pesada e por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança de todo o mundo.
Ícones: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie, Queen e Yes.

Década de 1980 – marcada pela convivência de vários estilos de rock. Em Nova York surge a MTV, emissora de TV dedicada à música e exibição de clipes.
Ícones: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police, U2, Michael Jackson e Madonna.

Década de 1990 – trouxe as fusões de ritmos diferentes como o heavy metal e o funk, passando pelo surgimento do grunge
Ícones: Red Hot Chili Peppers, Faith no More, Nirvana, R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains, Oasis, Green Day e Supergrass.

Curiosidade
O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho desde 1985, quando a data foi instituída e oficializada pela ONU em homenagem ao Live Aid, festival realizado para combater a fome na Etiópia. O evento aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e foi transmitido ao para todo o mundo.

Live Aid foi o primeiro festival beneficente na área musical. A iniciativa que arrecadou cerca de 60 milhões de dólares, reuniu nomes como Mick Jagger, Queen, Bob Dylan, Phil Collins, Black Sabbath (com Ozzy), Duran Duran, Santana, The Who, Status Quo, INXS, Loudness, David Bowie, Dire Straits, Judas Priest, entre outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival.

Fonte:Kboing.

Kelinha.