Olá,
Mais dicas para vocês fazerem bonito…
É preciso perguntar se as pessoas são vegetarianas antes de convidá-las para um jantar?
Para não deixar o seu convidado com fome em um jantar, pergunte antes o que ele gosta ou pode comer. “Jantares são convites mais íntimos. Da parte de quem convida, é bom perguntar. Se não, o convidado deve avisar. Mas é bom o anfitrião perguntar, porque às vezes os convidados também podem ter restrições na alimentação”.

Tome cuidado para não fazer desfeita. “Pode comer um pouquinho, ou tomar um pouquinho de bebida”, explica. Qualquer dieta pressupõe exceções.
“O ideal é abrir o jogo no convite e deixar a opção de ir ou não aos convidados. E nada de falar para não levar o novo namorado. Deve deixá-los à vontade”.
Tenho filhos pequenos e fui convidada para um evento. Posso levá-los?
“É delicado perguntar se é adequado levar crianças”.
Fumo. E agora?
“O fumante tem sempre que perguntar se pode acender o cigarro, e quem está recebendo deve deixar claro os locais permitidos”. Por mais que o anfitrião possa restringir os ambientes com cigarro, deve deixar os seus convidados confortáveis. Disponibilizar cinzeiros ou reservar um espaço agradável para o fumante.
Tenho um cão pequeno que é uma graça. Posso deixá-lo solto num jantar?
Nem todas as pessoas gostam de animais de estimação. “O ideal é prendê-los, já que não se tem a garantia de que a pessoa gosta do animal e nem de que o animal gosta do convidado”.
Posso atender o celular durante um jantar?
Durante as refeições ou em reuniões, só em casos emergenciais. “Se realmente precisar interromper um jantar ou uma reunião para atender ao telefone, é delicado avisar antes que está esperando ligações. Ao atender, peça licença, saia da mesa para não incomodar as pessoas que estão em volta e vá para um canto mais reservado”.
Recebi uma mensagem linda pela internet. Posso repassar?
Os e-mails também exigem etiqueta. ”Não dá mais para enviar e-mails inúteis. Hoje recebemos mais e-mails do que conseguimos ler, e mandar muitas mensagens é falta de educação”. Tenha em mente para quais pessoas – e o grau de intimidade que você tem com elas – que pode mandar mensagens menos importantes.