Olá,
Estudos associam o bullying a comportamento agressivo.
A condenação de um aluno da 7ª série de um colégio particular de Belo Horizonte, em Minas Gerais, em um caso de bullying, mostra que a Justiça brasileira está cada vez mais propensa a encarar como agressão brincadeiras de mau gosto.
A família do estudante foi condenada a pagar R$ 8 mil a uma colega que recebia apelidos maldosos. Pois não é só na Justiça que os praticantes de bullying (atos de violência física ou psicológica, que humilham, constrangem ou descriminam uma pessoa) são considerados agressores. Duas pesquisas recentes associam a prática à agressividade.
Um deles, realizado pela Universidade George Mason, em Washington D.C., nos Estados Unidos, associa o comportamento dos praticantes de bullying ao dos adultos diagnosticados com fobia social.
Batizado de ¿The Darker Side of Social Anxiety: When Aggressive Impulsivity Prevails Over Shy Inhibition¿ (O Lado Escuro da Ansiedade Social: Quando Impulsividade Agressiva Prevalece sobre a Timidez). A tese dos psicólogos Todd Kashdan e Patrick E. McKnight, publicada na edição de maio da revista Current Directions in Psychological Science, é a de que a fobia social encobre na verdade um comportamento potencialmente violento que tem origem no medo. “Para pessoas com fobia social parece fazer sentido a estratégia de atacar e rejeitar os outros antes que eles tenham a chance de fazer o mesmo contra eles”, disse Todd Kashdan ao jornal The New Times.
A pesquisa, que estudou o comportamento de 1.822 pessoas, aponta que um em cada cinco adultos que apresentam o problema demonstra comportamento agressivo.
Medo
O medo de ser rejeitado pelo grupo também aparece como fator motivador para o bullying numa pesquisa escocesa feita com 481 estudantes entre nove e 12 anos pela Universidade de Groningen.
Os alunos foram submetidos a um questionário por um time de sociólogos e responderam às perguntas sobre seus sentimentos em relação aos colegas de classe. Outras perguntas se referiam especificamente a episódios de agressão e pediam para identificar se já tinham sido vítimas ou praticante de bullying.
Segundo os pesquisadores, praticantes de bullying tendem a dividir os colegas entre fontes de afeição e alvos de dominação. Entre esses últimos, predominam os que já foram atacados por seus colegas. Os agressores buscam aprovação apenas de colegas do mesmo sexo e geralmente atacam quem já é atacado. O estudo também aponta que eles não se importam com a opinião das meninas. O mesmo acontece com as garotas agressoras, que não estão preocupadas com o que pensam os meninos em geral.
“Praticantes de bullying são muito estratégicos em suas ações. Buscam atenção e afeto do seu próprio grupo”, disse um dos autores, René Veenstra, ao jornal The New York Times. Em grupos de ambos os sexos, crianças obesas estão entre os principais alvos das agressões, não importando raça, status social ou desempenho acadêmico.
Kelinha
Fonte: Mulher.Terra.com.br
Esse negócio de bullying é fogo!
é mais sério do q se pode imaginar.
Todo mundo ja ganhou algum apelido na vida, eu por ter o cabelo cacheado, viviam me chamando de miojo, mas nunca foi algo q me chateasse, sempre amei meu cabelo e sempre me falam :” Nossa seu cabelo é tão enrolado, deve dar tanto trabalho faz uma progressiva!”, eu nunca faria isso, 1º q Deus me deu esse cabelo, 2º Q prometi pra minha tia q morreu q nunca tiraria meus cachos e 3º q MJ tbm tem o cabelo enrolado, então eu amo ter o cabelo q nem o dele rsrsrsrsrsr
Ei Jacqueline,
Eu pedi a Lyllyan que postasse sobre isso,pois está sendo um tema muito comentando,saiu até um livro sobre este assunto e as pessoas merecem respeito,pois muitas levam esse trauma pela vida,eu também já passei por isso e realmente é muito dificil lidar com essa situaçao.
O jeito é nao se importar,mas tem pessoas que nao sabem lidar com essa forma agressiva que os outros usam para detonar a imagem do outro e a vitima acaba sofrendo muito e se recuando da vida social,gerando fatores emocionais,que necessite até de ajuda profissional.Legal você ter conseguido superar numa boa e encarar isso de forma tranquila,isso ai.
Olá Kelinha,
Eu sou vitímas de agressões virtuais, na hora fico “P”, mas depois passa, não vale a pena.
O bom é você ter uma boa cabeça para comandar o restante.
Bjs
Pois é,situaçao dificil,ainda bem que você é inteligente e nao deixa se levar,está muito certa sua atitude.Mas temos que ser fortes e controlar a situaçao,senao acabamos perdendo a razao ou deixando coisas futeis tomar conta da gente e quem o faz pouco se importante,so quer se diverti com nossa desgraça.
As pessoas sao tomadas por açoes e sentimentos ruins,pensam que rotular de forma a denegrir,fará dele alguém melhor ou respeitado por todos,mero engano,essa açoes podem sim no presente torne-se legais e engraçadas,fazendo com que muitos se embalem na onda e tirem proveito da situaçao.
Mas o futuro é uma caixinha de surpresas e ele cobra,quem faz alguém chorar hoje,amanha poderá chorar o dobro,bjos.
Olá Kelinha,
E o famoso ditado: “aqui se faz, aqui se paga”.
Bjs