Olá,

Italianos protestaram nesta segunda-feira em Palermo, no sul da Itália, contra um anúncio publicitário colocado em uma avenida da cidade siciliana que mostra o ditador nazista Adolf Hitler vestido com um uniforme militar rosa.

“Não entendemos por que as autoridades deram autorização para instalar um outdoor assim, e pedimos que ele seja retirado imediatamente”, exigiu o presidente da Associação Nacional dos Partigiani Italianos (Anpi), Ottavio Terranova.

A entidade é ligada à Resistência italiana ou ‘partigiana’, movimento de oposição ao fascismo surgido durante a Segunda Guerra Mundial.

O cartaz é um anúncio de uma loja de roupas e mostra Hitler “com uma atitude triunfante”, segundo Anpi, vestido com um uniforme rosa e uma braçadeira militar com um coração vermelho em vez da suástica.

Abaixo da imagem está escrito: “mude de estilo, não siga seu líder”.

Para os manifestantes, trata-se de um “fato grave que afeta os democratas sicilianos, ofende aqueles que combateram o fascismo e o nazismo e viola os princípios democráticos e constitucionais”, escreveu Terranova.

A agência de publicidade que lançou a campanha informou à imprensa que o anúncio era uma provocação para chamar a atenção do público, e não uma apologia ao nazismo.

O dono da agência, Daniele Manno, afirmou que o objetivo era “ridicularizar Hitler”, e ao mesmo tempo, “convidar os jovens a não se deixar condicionar por seus chefes”.

Segundo Manno, em poucas semanas serão divulgados outdoors com a imagem do líder chinês Mao Tse Tung.

Ficou engraçado!

Abs.

Lyllyan

Fonte: Folha Online