Olá,
Colaboradora: Camila
Meninas, recebi agora pouco e resolvi passar, mas leiam essa:
CARTA DE UMA DOUTORA PORTUGUESA PARA MAITÊ PROENÇA
É… e agora temos que engolir mais essa!!!!!!
Antes de lerem a carta da Dra. Mafalda Carvalho, Professora Doutora da Universidade de Coimbra, endereçada à Maitê Proença, algumas observações sobre as razões da missivista:
1) Maitê Proença disse no programa “Saia Justa” umas gracinhas sobre a inteligência dos portugueses. Fez comentários descabidos sobre a História de Portugal, sobre tradições portuguesas que ela desconhece, sobre o estuário do Rio Tejo, reduziu Sintra a uma vilazinha, criticou e ridicularizou o atendimento a seu PC pelo pessoal do hotel onde estava hospedada… e por aí afora.
2) O programa passa em Portugal e causou um grande mal estar lá na “terrinha”. Quando foi execrada pelos portugueses, no seu pedido de desculpas ainda disse que o povo Português não tem senso de humor. Que foi “apenas” uma brincadeirinha.
3) É o que dá quando a pessoa fala sem conhecimento de causa. Esta professora portuguesa além de escrever muito bem, acabou com a Maitê Proença e de quebra, com os nossos representanres em Brasília, protagonistas de um vasto anedotário.
4) Leia até o fim, pois a postura da Professora é excelente e nós….. temos que ficar caladinhos….
5) É isso que dá, alguém despreparado emitir conceitos sobre assuntos que não domina, com apoio dos alienados das redes de TV Brasileira, que se consideram o máximo em cultura ..
6) E temos que engolir calados e com humildade o desabafo dessa senhora portuguesa, generalizando e nivelando todos os brasileiros. Mesmo porque ela não diz nenhuma inverdade.
7) A que ponto chegamos! Não temos mais nem o direito de nos indignar. Pobre Brasil! É o declínio moral de uma Nação.
————————————————————–
CARTA-RESPOSTA DE UMA PROFESSORA E DOUTORA PORTUGUESA PARA MAITÉ PROENÇA
Exma. Senhora:
Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em
Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.
Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida:
A ‘vilazinha’ de Sintra é património da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;
Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse, foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse e foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedagios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses.
É um dos países do Mundo com maior taxa de penetração de
computadores e serviços de internet em ambiente doméstico. É o único país do mundo onde TODAS as crianças que frequentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS
as crianças vão à escola… Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não… mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países.
Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.
Somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialistas americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos – ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno,porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas
(e, no Brasil, a julgar pelo próprio, tem toda a razão).
A internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador a transmissão por cabo que já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida.E nesse contexto 1 Mega é
mesmo uma brincadeira.
O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito
dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos e baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto onde estamos entre os melhores do mundo.
Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 km em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim!).
Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e
aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis; também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura – cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida.
Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento).
Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.
Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir
palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não
encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos, pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor. Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal , e estou certa que em toda a Europa, tal daria um excelente programa
de humor.
Que estranho, não é?
Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento…
Peço desculpa por não poder contribuir.
Mafalda Carvalho – Professora Doutora da Universidade de Coimbra
Maitê Proença, além de não ser uma boa atriz, sai por aí falanodo o que não deve.
Bjs
Camila
Eu achei um pouco xenofobico o comentário dessa mulher. Invés de ela dar uma resposta á altura, ela generalizou todo um país. Eu particularmente achei ridículo o que a Maitê Proença fez mas, ela não representa toda uma nação.
Eu sou brasileiro, mas em 2013 visitei a cidade do Porto e conheci o local. Estou apaixonado pela cidade e adorei conhecer os portugueses e seu país. Adoraria conhecer todo o território de Portugal e, se pudesse, moraria no Porto com todo o orgulho de um descendente de portugueses.
Bom dia,
Para aqueles que dizer que o Brasil está mal, porque o Brasil este no domínio de Portugal… lembrem-se… Portugal nem sempre foi nosso, já pertencemos aos mouros e a espanhóis, e não andamos a culpar os outros pelos nosso erros.
E para além disso, foi um português que lutou pela independência do Brasil.
As verdades custam ouvir……os complexos relativamente a Portugal ainda persistem ; tudo o que está mau no Brasil ainda é culpa dos Portugueses, ehehehe……..é o complexo do “colonizado”, por acaso já pararam para pensar quantos anos passaram???? E neste caso específico , essa actriz esteve mal e ponto. Se o mesmo acontecesse cá em Portugal, de alguém que ofendesse o Brasil e os Brasileiros , eu também não gostaria, É fácil, razão a quem a tém e sem mais floreados nem desculpas.
http://arnaldocoonca.blogspot.com.br/2010/05/essa-professora-doutora-nao-existe.html
Como comparar o país Portugal ao país Brasil em termos de tamanho? É muuito fácil quando se é t~eo pequeno. E además, tudo que somos são reflexos e mazelas do que portugal fez conosco durante mais de dois séculos…
era o que mais faltava E además, tudo que somos são reflexos e mazelas do que portugal fez conosco durante mais de dois séculos…connosco??? quem era “connosco”? estou farto desse novo riquismo parolo da parte de bimbos que agora cantam de alto.
Recuso-me a descer as escadas escuras e bafientas para chegar á cave lodosa e nauseabunda da vossa ignorancia. “Connosco”??????
essa é boa , ehehehehehe , quantos anos passaram meu amigo?!?! Essa é a velha desculpa quando as pessoas já não têm (nem desculpas), (nem qualquer poder de argumentação). Mas enfim em Portugal já estamos habituados…………………..
Concordo com vc
Absurdo realmente esta atriz ofender Portugal.
Tive a grata satisfação de conhecer este país, sua cultura, seus encantos, sua poesia e seu povo.
O tempo que estive por lá, fui extremamente bem recebida.
Tive oportunidade de conhecer cidades encantadoras e algumas patrimônio da Unesco.
Ao contrário, uma única vez que fui vê-la em teatro, me decepcionei em ver tão péssima atuação. Na verdade foi tão ruim, que nem o nome da peça eu lembro.
Acho que devemos sempre ter como prioridade respeitar o proximo.
Sr. Henrique de Aquino, Tu deves ser um petista fanático. O julgamento que fizestes, embora verdadeiro, não justifica o momento atual! Não pode querer julgar o presente , pelos erros cometidos no passado.
CARTA-RESPOSTA DE UM BRASILEIRO SIMPLES PARA A PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA SRA. MAFALDA CARVALHO
Cara Sra. Mafalda Carvalho – Professora Doutora da Universidade de Coimbra
Achei muito competente a sua dissertação sobre as maravilhas de Portugal do século 21.
Mas, convém lembra-la, que nosso país, o Brasil é um país quase continental e acredito que a senhora, como professora doutora deve saber que governar um país destas proporções (8.547.403,5 km²) não é o mesmo que governar um país que tem apenas 92.389 Km², menor, por exemplo, que o estado de São Paulo (248.209,426 km²).
A senhora, por desabafo à inexatidão de informações da atriz Maitê Proença, da qual digo-lhe de passagem, sequer sou fã, não tem o direito de ofender o meu país da forma como a senhora o fez, exaltando as grandes contribuições de Portugal para a humanidade e desfazendo esta grande nação que é o Brasil e que cresceu com as suas próprias mãos e esforços e que, hoje, tenta ajustar as suas diferenças sociais, diferenças essas, oriundas do próprio colonialismo português, que, com mãos de ferro, governou este território, enquanto colônia, tirando de nosso seio tudo o quanto podia até as fontes se esgotarem.
Muito me admira, que Portugal, hoje, não seja a nação mais rica da Europa, uma vez que onde se instalou, em cada colônia onde invadiu e escravizou o seu povo nativo, trouxe apenas destruição, pois arrancava-lhes toda a riqueza e ainda cobrava altos impostos dos pobres colonizadores. Faço-lhe esta pergunta: O que fizeram com toda esta riqueza? Gastaram pagando a Inglaterra para lhes servir de guarda-costas, pois apesar de ser uma potência marítima, não eram capazes nem de proteger as suas próprias naus dos franceses?
Senhora… Se o Brasil cresceu, nada se deve à Portugal.
Enquanto a Inglaterra enviava famílias para povoar as suas colônias, Portugal mandava bandidos e toda a espécie de párea da sua sociedade para trabalhar e colonizar o Brasil.
Se a história não abrisse as portas para a imigração alemã, italiana, japonesa e tantas outras… Se fôssemos apenas descendentes dos portugueses enviados para cá… Hoje seriamos comparados à África em subdesenvolvimento.
Estes imigrantes trouxeram o progresso e os novos conceitos de igualdade e cidadania a este país.
Os portugueses, muito espertos que o são, proibiam-nos as escolas e as universidades… Proibiam, inclusive, a imprensa… Então, que legado nos deixaram!
Somente 308 anos após Pedro Álvares Cabral descobrir esta terra, com a chegada covarde de Don João IV com a nobreza, fugidos de medo de Napoleão, é que esta terra pode receber seus primeiros progressos… As primeiras universidades… E isso por capricho e necessidade do rei.
Era-nos proibido ter indústrias por que Portugal era capacho da Inglaterra, então detentora da revolução industrial e até sapatos de neve os portugueses compravam deles com medo de lhes perder a proteção ou desafiar aquela potência.
Então, professora… Portugal pode ter a internet mais rápida da Europa, pode ter inventado o celular pré-pago e até o pedágio livre… Mas veja… Não passou disso.
De certa forma o que somos hoje, em parte se deve ao grande legado que Portugal nos deixou: Analfabetismo e desigualdade social. Vocês sempre foram bons nisso em cada uma de suas colônias!
Aqui no Brasil, cada brasileiro inventa o seu próprio jeito de resolver os seus problemas e é justamente isso que nos diferencia do resto do mundo.
Temos problemas sim, mas estamos resolvendo! E quando o Brasil chegar lá, e chegará! A senhora pode acreditar que estaremos viajando à Marte e, muito provavelmente, importando os seus vinhos, o seu queijo e as suas azeitonas, que reconheço, são de excelente qualidade!
Henrique Aquino – Não sou professor, nem doutor, nem tenho faculdade – Porque no Brasil é assim, a gente se vira como pode.
Matou a pau Henrique!!!
Parabéns Henrique, sem qualquer tipo de dúvida que mostrou não ter qualquer tipo de formação superior, apenas preconceitos aprendidos ao longa da sua vida vivida no Brasil.
Ponha a xenofobia na gaveta, bem precisa.
Parabéns Henrique, você falou tudo aquilo que realmente eu gostaria de dizer. E mais quanto a “País” de agricultura atrasada, mas é claro que sim, devido ao talento dessa tal doutora “Mafalda Carvalho” que deveria estudar mais para saber o quanto nos escravizou no nosso Brasil e o quanto usurpou de nos. Digo que, o que ela escreveu sim é uma piada de muito péssimo gosto.
Mais uma vez Henrique parabéns por nos defender.
abraços,
Marcos Quintano
Ainda pensei que o Senhor iria “inovar”, mas enganei-me……. Sempre o velho “complexo” em relação a Portugal, ehehehehe, não tem geito mesmo…. Quando algo está mal , diz-se que a culpa foi dos Portugueses e pronto, está esclarecido o problema. Volto a perguntar; mas afinal quantos anos já passaram?????? Portugal ainda é culpado dos vossos problemas actuais????? Pelo amor da “Santa”, já não tenho paciência para tanta ignorância ( desculpe-me o termo, mas não encontro palavra mais apropriada )
Henrique a ignorancia é o pior inimigo do povo. Brasileiros só os indios que vcs filhos de colonialistas portugueses, alemaes, italianos, e todo pé descalco do mundo hoje se arrogam de brasileiros. Brasileiros só os indios que os “brasileiros” nao os colonialistyas portugueses andam a massacrar desde a independencia.
Independencia….vcs “brasileiros” lutaram por o que? Balelas quem deu a independencia ao Brasil foi um Rei Colonialista Portugues que se mudou para o outro lado do Atlantico. Os Coronés tmb sao colonialistas portugueses….a ignoranci a ignorancia de pérs deslcalcos que hoje pensam que sao superiores. Podes por muito perfume na merda…mas merda é sempre merda. Dá para ler no teu texto mixiruca.
O samba nem sequer é brasileiro, vem da minha terra Angola e chamava-se semba, a capoeira vem da Madeira do Terreiro da Luta…o fuchiból vem de Inglaterra…a caipirinha inventada em 1467 na Madeira…Brasil?
Depois da carta da Dra. Mafalda (parabéns Dra.) e do comentário da Maria Oliveira, penso que está tudo dito.
Não sabia que FALTA DE EDUCAÇÃO E IGNORÂNCIA, agora se chama “senso de humor”.
Aqui a “terrinha” (como diz o post) é um país lindo e maravilhoso que acolhe os brasileiros (e não só) com o maior carinho.
Quando ouço falar de Maté, só me vem á ideia uma visita que acolho na minha casa, e que “COSPE DELIBERADAMENTE” no meu tapete da sala.
Espero que tenha sido a sua última visita, seria muita cara de pau voltar cá depois do deboche que fez.
Já visitei o Brasil uma montanha de vezes, adoro o Brasil, adoro o povo brasileiro e sua alegria contagiante.
Mas…têm que concordar! ela errou feio! né?
Fiquem bem
Bjs
Aproveito para dar continuidade á carta da Dra. Mafalda Carvalho, que Maité Proença esteve várias vezes em Portugal e foi sempre muito bem recebida, até ao dia em que lhe passou pela cabeça que um hotel teria que ter um técnico de informática para averiguar o problema que ela tinha com o seu computador. Tanto quanto eu sei, um hotel não presta esses serviços aos clientes. Assim como, a atitude tão feia que teve, quando CUSPIU numa estátua, considerada património mundial.
A Maité foi sempre muito bem recebida, mais pela sua beleza e não por ser uma boa atriz. Fui ver uma peça de teatro dela, e toda a gente saiu do teatro desanimada. Já António Fagundes que esteve aqui um mês antes, foi divinal.
Realmente a Maité desceu a um nível muito baixo, que eu nunca imaginei e, por isso mesmo, ela jamais voltará a pisar o solo português.
Lamento muito a atitude dela mas foi realmente vergonhosa. Até mesmo a maneira como se apresentou em público, que não era normal, muito mal vestida e com o cabelo num nojo. De inicio não a reconheci. Sim, porque as cenas dela foram filmadas e apresentadas em todos os orgãos de comunicação social. E como a Dra Mafalda disse e muito bem, todas as crianças a partir dos cinco anos têm computador, até porque é exigido por lei nas escolas. Mas a Maité passou uma imagem falsa de Portugal e dos portugueses. Sim porque nos tempos de hoje, o nosso país está ao nível dos países de topo. Mas pessoas com falta de inteligência como a Maité, existem no mundo inteiro.
Bjos amigas
AMIGA
SOUBE DO SEQUESTRO DO MJ
MAS ESTAO FALANDO Q E MENTIRA, VOU TE PASSAR..
Michael Jackson foi sequestrado pela família Gambino, e que supostamente o libertaram agora.
A Família Criminosa Gambino é uma das 05(cinco) famílias que controla as atividades do crime organizado na cidade de Nova York, Estados Unidos, dentro do fenómeno nacional coletivo conhecido como a máfia (ou coisa nostra). Com sede na cidade de Nova York, a Família Criminosa Gambino tem
influência e estende-se até o grande litorial oriental e em todo o estado de Califórnia. Suas actividades ilícitas incluem o chantaje, jogos de casualidade, usura, extorsão, sicarios, violações de vertidos tóxicos sólidos, construção, corrupção e falsificação, roubo, sequestro e venda de mercadoria roubada, blanqueo de dinheiro, assassinato, tráfico de drogas e roubo de veículos.