Olá,

A estátua do Cristo Redentor, principal cartão postal do Rio, amanheceu pichada nesta quinta-feira. Fechado para visitação há uma semana e cercado por andaimes e telas para reparos desde o início de março, o Cristo tem pichações em parte dos braços e, segundo a prefeitura, já está sendo limpado.

“É crime de lesa-pátria. Trata-se de um ícone não só do Rio, mas do Brasil todo. São delinquentes, marginais, que serão presos assim que identificados”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Câmeras do local podem ter imagens do momento da pichação e, ainda de acordo com o prefeito, as polícias Federal e Civil já estão investigando o caso.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, “é impossível identificar o conteúdo da pichação”, já que a tela que cobre o Cristo para a reforma impede a visualização completa. Paes e a ministra sobrevoaram hoje a área para avaliar os danos da chuva no Parque Nacional da Tijuca.

Não há previsão de reabertura dos acessos à estátua, interrompidos desde a semana passada em decorrência de deslizamentos de terra e barreiras nas pistas, tanto via Cosme Velho quanto Laranjeiras.

A prefeitura deve liberar trechos apenas para a realização de serviços, mas tanto o Parque Nacional quanto o Cristo permanecem fechados ao público.

Estátua está lá e não mexe com ninguém, pois estes vândalos saem de suas casas para mexer com ela.

Cultura zero!

Abs.

Lyllyan

Fonte: Folha Online e G1