Uma das características que mais tem alimentado o ceticismo sobre o potencial sucesso das TVs 3D é a necessidade de uso de óculos especiais, que além de caros, são atrelados à marca da TV (cada marca/modelo de TV tem seu par específico). A LG rompeu então esse paradigma, sendo a primeira empresa a anunciar a produção em massa de um modelo de TV 3D “passiva” para consumidores, após a empresa inicialmente ter dito que só venderia a tecnologia a estabelecimentos comerciais.


A principal vantagem da TV passiva é que ela funciona com óculos de plástico e papel, como aqueles que usamos em alguns tipos de cinema 3D, que são extremamente baratos. Entretanto, os céticos ainda sim criticam, alegando que a qualidade da imagem tridimensional não é tão alta quanto de uma TV ativa, que requer óculos mais sofisticados para processar a imagem.

O modelo se chama LD950, e possui 47 polegadas, suporte resolução Full HD, tem 4 conexões HDMI 1.4, três USB 2.0, suporte aos codecs DivX, MP3 e JPEG, TruMotion de 200 Hz para evitar os desfoques em movimentos, além de quatro pares de óculos 3D polarizados. O modelo chegará ao mercado em maio, embora a LG não tenha divulgado oficialmente o preço.

Vale lembrar que a tecnologia passiva é mais barata para se produzir: pode ser que no começo não seja tão econômico o preço, mas com o volume de produção crescente, pode se tornar interessante, a levar ainda em consideração que não precisaremos comprar os caros óculos especiais.

Fonte: Guia do Hardware


Victor Menezes