Olá,

Se você quiser levar seu bichinho de estimação a partir de agora em suas viagens aéreas para o exterior ou para os Estados Brasileiros, você terá que providenciar o passaporte para seu cão e gato.

O Decreto foi editado ontem, 30/03/10 pelo governo que estabelece sua criação para gradativa substituição do atual certificado sanitário animal.

O passaporte será expedido pelo Ministério da Agricultura e conterá mais informações do que o certificado. Será obrigatório informar nome, espécie, raça, cor, data estimada de nascimento, nome e endereço do dono, dados de vacinação, atestado médico com assinatura do veterinário responsável e até data de aplicação e localização de eventual microchip.

A pasta não tem prazo para regulamentar o passaporte, mas já há um grupo de trabalho atuando em sua criação.

Hoje, os donos devem se adaptar às regras de entrada de cada país. Com o passaporte, quase todas as exigências estarão contempladas e haverá uma parte para uma espécie de “visto”, um registro da regularidade.

O documento, PODERÁ ter foto e valerá para toda a vida do animal.

As minhas cachorras tem Pedigree, Carteira de Vacinação, RG e Cartão de visitas ao veterinário, e agora terei que tirar Passaporte e implantar um microclip, sendo assim, em breve eles criaram o CPF, o PIS, a Carteira de Trabalho e a Carteira para poder passar de carro, aff!

Abs.

Lyllyan

Folha Online