Olá,
Colaboradora: Bhya
Mentir para se livrar da culpa, para não causar discussões ou por medo de perder a confiança de uma pessoa querida é hábito entre muitas pessoas. A personagem Maya, da atriz Juliana Paes na novela Caminho das Índias, é um exemplo claro da confusão que a dificuldade em assumir uma atitude causa: ela esconde o verdadeiro pai de seu filho, com medo de ser largada pelo marido.
Para o psicoterapeuta Chris Allmeida, especialista do MinhaVida, os principais problemas causados pela mentira estão diretamente ligados à sua credibilidade, já que todo mundo vai questionar suas palavras dali para frente, achando que tem algo falso ali no meio. “Quem engana os outros de propósito precisa ter noção de que, quando for descoberto, vai ter de enfrentar a desconfiança mesmo quando estiver falando a verdade”, afirma o especialista do site.
Mas não precisa esperar que isso aconteça para abandonar a mania de mentir sim, o comportamento vira uma mania quando você menos espera. A culpa é um ótimo sinal de que está na hora de mudar, abandonando o hábito de inventar historinhas. “Infelizmente algumas pessoas fazem da mentira um hábito e se acostumam com isso. Quando a culpa aparece, é sinal de que o hábito está gerando desconforto e precisa, urgente, ser deixado de lado”, diz o especialista.
Uma mentira atrás da outra
Outro problema da mentira é que ela nunca aparece sozinha, precisa sempre de novas histórias para se manter viva. É evidente que uma mentira sempre precisa de outra e de outra para que ninguém desconfie da veracidade da história. “E não pense que isso é coisa de gente mau caráter, somente”, diz Chris. Ele lembra que, desde cedo, há situações em que fica difícil dizer a verdade, sob ameaça de castigos caso você fale tudo o que pensa. “Moldamos nossas palavras de acordo com aquilo que os outros querem ouvir na tentativa de combater a rejeição e corresponder ao que os outros esperam de nós”, alerta o psicoterapeuta.
Revertendo a situação
É preciso muita coragem para voltar atrás de uma mentira e segurar a sinceridade. Mas, de acordo com o especialista, esse é a primeiro passo para conseguir ganhar a confiança das pessoas de volta e acabar com o hábito de criar histórias para se livrar dos próprios erros. “É difícil consertar uma mentira, pois aquele que deseja consertar já perdeu o crédito ao ter sido pego. A única opção é confiar no tempo, deixando que as pessoas percebam sua transformação”, afirma o psicoterapeuta.
Mentiras saudáveis?
Sabe aquele papo de mentira saudável, ou mentirinha do bem? Pode esquecer. O psicoterapeuta afirma que todas as mentiras são prejudiciais para a imagem de uma pessoa e, em contrapartida, podem fazer mal para outras. “Toda mentira enfraquece o caráter, fazendo uma pessoa ficar desacreditando de si própria, afinal ela não tem condições de sustentar as próprias idéias e precisa mentir”.
Passando dos limites
Não existe uma pessoa que possa afirmar que nunca contou uma mentirinha. Mas existe o extremo de quem não consegue ficar alguns minutos sem inventar uma nova história. Essa atitude pode ser causada por sérios problemas emocionais e precisa do acompanhamento de um especialista. “Quando a mentira é uma forma de auto-defesa (ou seja, minto para não ser agredido ou para não ser julgado) ela é justificável no aspecto psicológico. Mas algumas pessoas mentem sem necessidade ou motivo o tempo todo. Nesses casos é necessário a ajuda e orientação de um especialista no assunto, pois, essa atitude é característica de pessoas com a auto-confiança completamente destruída”, finaliza Chris Allmeida, psicoterapeuta e especialista do MinhaVida.
Fonte: Informe Yahoo
Meu Comentário:
Ainda que me digam que as pessoas não gostam de quem usa de sinceridade eu prego que em todos os relacionamentos de cunho pessoal, você deva sim, usar da boa fé e sinceridade, pois é melhor pecar por uma verdade do que por uma mentira. Mais cedo ou mais tarde, aquela pessoa irá lhe dar valor e se não der e porque não serve para você. Descarte. Infelizmente este tipo de pessoa que se contenta com uma relação superficial não supre absolutamente nada em nossas vidas é melhor então; será ter poucas pessoas ao seu redor do que muitas pessoas que se utilizam de mentiras e subterfugios para “agradar” você.
Parabéns Lyllyan!!
Este texto é fantástico. Só mente quem é cobarde. Assumir a verdade é o melhor que alguém pode fazer. Odeio mentira e não receio por um minuto, ser frontal e dizer o que penso. Não tenho medo de ninguém. Sou livre e prezo muito minha dignidade e minha liberdade.
Muito bom este texto.
Olá Maria,
Este post é da “Bhya”, que a meu ver, acertou em divulgar algo tão importante.
Bjs
Ôia! o post e da Bhya, alias meu! =]
Obrigada lyly!
Deus abençoe.
Bzus 🙂
Obrigada Maria.
Um bsu 🙂
OI,LINDA concordo com você,realmente a mentira é péssima,acho que sempre devemos jogar limpo com as pessoas,não temos que mudar nosso jeito ou inventar uma história só pra agradar alguém. EU acho que é muito mais importante você estar de bem com você mesmo,e esse sentimento você só consegue quando você, é você mesmo,sem disfarce. Mas eu não aprovam aquelas pessoas que dizem tudo sem pensar,tem gente que chega em você,e diz:nossa como você tá gorda,o que você fez com seu cabelo que estragou tanto? Que pele é essa? Isso mesmo sendo verdade eu jamais falaria pra alguém. Até porque eu trago um ditado na minha mente e ele já faz parte da minha personalidade, NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ.
Então procuro ser gentil com todos que me cercam,e posso te garantir isso não é ser falsa e nem muito menos difícil pra mim pois eu sou eu mesmo o tempo todo, e com isso se tem muitas recompensas todos me tratam com o mesmo carinho e é como se diz amor com amor se paga,oque posso fazer se me dou bem com todo. Se ser gentil com todos até quando se estáa trincando de raiva,e deixar de falar a verdade para não magoar alguem é ser mentirosa então eu assumo eu sou MENTIROSA.BEIJOS LINDA…….
Eu sou franca e sincera Maluca, porem obviamente quem mantem um relacionamento comigo seja que tipo for sabe que eu não gosto de mentiras e sim, falo as coisas que eu penso desde que a pessoa me de liberdade pra isto.
Um bzu 🙂
É verdade Ly,
Eu também acho que as pessoas devam ser sinceras, a verdade está acima de tudo, e por mais que seja dificil contar alguma coisa a alguem isso deve ser feito sim.
bjs
Olá Blue,
Como diz o ditado: “a pessoa pode enganar a outra por um tempo, mas não para o resto da vida e muito menos o tempo todo”
Uma hora a máscara cai.
Bjs
Ola azulada! Concordo!
Que os anjinhos te iluminem sempre! 😛
Bzus
Mentir todo mundo mente mais como a familia do meu marido? huummm tá pra existir ou?quem sabe são parente dos JACKSONs e eu não sei?RSRSRS
Ola Liana 🙂