Lendo a matéria na Folha de São Paulo, achei importante colocar aqui para todos.
O uso abusivo de remédios prescritos cresce rapidamente no mundo todo, e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy combinados. O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou hoje um relatório sobre drogas em Viena (Áustria).
“As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína”, diz o documento.
A Jife afirmou que a morte de diversas celebridades no ano passado, como o cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o uso exagerado de remédios prescritos. Nos Estados Unidos, país do cantor, 6,2 milhões de pessoas abusaram destes medicamentos em 2008, perdendo em número apenas para o consumo de maconha.
A tendência, contudo, está se espalhando por todo o mundo nos últimos anos, segundo Hamid Ghodse, diretor do Centro Internacional de Política de Drogas da Universidade St George, em Londres, e um dos autores do relatório.
“[O abuso] precisa ser combatido urgentemente”, alerta Ghodse, que ressaltou a dificuldade em se conseguir dados sobre o uso abusivo de farmacêuticos, que é um “problema escondido”.
O relatório afirma que, na Alemanha, entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas são viciadas neste tipo de droga. Já no Canadá, entre 1% e 3% da população abusam dos chamados opioides.
Em vários países europeus –como França, Itália, Lituânia e Polônia– a porcentagem de estudantes que revela usar sedativos ou tranquilizantes fica entre 10% e 18%.
O consumo é alimentado, segundo a Jife, é por farmácias ilegais na internet que vendem remédios roubados por todo o mundo. A Jife pediu aos países que monitorem mais de perto as farmácias on-line ou que as fechem.
Fonte: Folha de São Paulo de 24/02/09
Fiquem espertos!
Abs.
Lyllyan
Olá ly…
Hoje as pessoas estao mesmo se tornando viciadas,achando que os remedios sao soluçoes para tudo,ainda existe pessoas que tem dores psicologicas ne,ou seja,cismam que estao com dores para usar remedios e nao enxergam que precisam de tratamento e nao de remedio e como hoje a questao é comercio,os farmaceuticos nao pedem uma receita ou fazem algo para controlar o consumo exagerado das pessoas,fazendo uma comprovaçao do pedido,infelizmente nosso mundo é capitalista e os as pessoas necessitadas de cuidados sofrem com isso,sendo alvo facil,valeu bjoss.
Olá Kelly,
Você tem razão.
De médico e louco todo mundo tem um pouco.
E todos se acham no direito de indicar remédios para os mais próximos e dá nisto também…
Muito vezes o medicamento ao invés de ajudar, piora mais a situação quando não tem uma orientação de um profissional da área.
Bjs