Olá,
A ansiedade ou nervosismo é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, desassossego, medo, etc. que provoca um mal estar e uma tensão constante.
A pessoa está sempre numa tensão constante e com “medo de algo” que ela não conhece nem sabe definir.
Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta cria-lhe muitas vezes um mal estar que ela não consegue definir nem controlar.
Este estado de espírito altera negativamente a vida da pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas das vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos.
Mudança de emprego, de casa, casamento, etc. ou qualquer situação que implique mudança podem criar um estado de grande ansiedade e agitação na pessoa que sofre de ansiedade.
Sintomas
Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.
Normalmente as pessoas ansiosas são “nervosas”, apreensivas e tem dificuldades na concentração e de reflexão.
Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes tem dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.
Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autônomo.
Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes.
Tratamentos
Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o Yoda, Tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa.
No entanto há que fazer outro gênero de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.
A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que como se sabe é herdada e criada ao longo da vida.
Perdas de pessoas queridas podem muitas das vezes agravar este estado tal como outras situações estressantes vividas ao longo da vida.
A ansiedade é muitas das vezes herdada da família e há que fazer um trabalho familiar e um trabalho que faça outro tipo de abordagem daquele que normalmente se faz.
Há que mudar a maneira de ver e de sentir da pessoa e para isso tem de se levar a pessoa a ver e a resolver situações que a afetam a nível inconsciente e sem ela se dar conta.
Há que ir ás causas e resolvê-las e isso hoje se fazer de uma forma muito mais rápida quando se sabe o que procurar e como conduzir a pessoa a libertar aquilo que a afeta.
Isto por si só não chega e muitas das vezes há que fazer uma desmemorização das tensões e emoções que foram sendo acumuladas ao longo da vida no corpo e nos tecidos e que agravam todo o estado de ansiedade.
Em muitos casos também é frequente existirem situações físicas no corpo que estão na base da ansiedade e que precisam ser corrigidas e eliminadas para que a ansiedade se consiga vencer e ultrapassar.
No fundo, há que perceber quais as causas por detrás da ansiedade e saber como corrigi-las para que a pessoa passe a viver a sua vida da maneira que ela merece ser vivida.
Mais sobre a Ansiedade:
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade
Epa, Epa, Epa! Muita calma nesta hora!
Ao perceber os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Lyllyan
Fonte: Wikipedia, JCSantiago
Muito interessante esse post, ha umas duas semanas tive uma crise forte de ansiedade, tive todos o sintomas, pressão elevada, taquicardia, dores entre outros, e reconheco que sou muito nervosa rs essa na vdd foi a segunda vez q tive e isso foi em menos de dois meses, o pior é q só tenho 24 anos, não estou conseguindo lidar c isso, fui encaminhada para o psiquiatra, mas como dependo do hospital público n consegui vaga ainda, mas enfim, é horrível sentir isso, e no meu caso não sei se é hereditário, n sei de ninguém na família, será que tem algo que eu possa fazer para melhorar isso? Eu sou muito intensa nas emoções e acho que é por isso que estou tão mal mesmo assim não consigo agir de outra forma, já tentei!!