Olá,
Agora vou abordar sobre a ENERGIA.
Você faz a diferença quando utiliza os recursos corretamente e de forma sustentável.
Então, saiba como economizar energia, ajudando o planeta e o seu bolso.
O que é energia? Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_elétrica
Dicas:
DENTRO DE CASA:
- Ao construir a sua casa, desenvolva um projeto que prever racionalidade na iluminação de ambientes;
- Utilize materiais de uso para vedações e materiais transmissores de calor, a fim de permitir economia na iluminação artificial e na refrigeração.
- Se a casa estiver construída, faça mais tomada para evitar o famoso uso dos benjamins com vários aparelhos ligados na mesma tomada;
- Não faça emendas na fiação.
LÂMPADA:
- Lâmpada fluorescente, afinal, a troca da incandescente por esta proporciona economia de 15% na conta de luz, segundo estudo da Coppe/UFRJ (Centro de Pesquisa e Estudo de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Para se ter uma ideia, as lâmpadas incandescentes apresentam um consumo superior ao de televisores, de aparelhos de som e do ferro elétrico.
EQUIPAMENTOS NOVOS:
- Troque equipamentos antigos pelos sistemas novos e eficientes. Uma boa dica é ficar atento ao Selo Procel de Economia, pois ele indica os equipamentos com os melhores índices de eficiência energética em suas categorias.
ELETRÔNICOS:
- Desligar o computador, a televisão, o aparelho de som ou qualquer eletrônico quando ele não estiver sendo usado.
STAND-BY:
- Não deixe os aparelhos como TVs e conversores digitais no modo stand by, afinal, quando eles estão no modo de espera, gastam pouco menos do que quando estão em funcionamento. Então, o segredo é desligá-los no botão.
GELADEIRA:
- Quando for abrir a geladeira, retirem de uma só vez todos os alimentos que necessitar e evite guardá-los quentes no refrigerador ou no freezer.
- Regule o termostato adequadamente e verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, para evitar a fuga de ar frio
CHUVEIRO:
- Não se prolongue no banho e não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento de consumo.
ÁGUA:
- Não utilize água quente para lavar roupas ou utensílios de cozinha, pois ela normalmente é aquecida com energia elétrica, aumentando demasiadamente o consumo.
ENERGIA RENOVÁVEL:
- Utilize sempre que possível a solar ou a eólica (aquela que produz energia elétrica através de geradores movimentados pelo vento).
De acordo com um levantamento feito pelo Greenpeace, o uso desses aquecimentos em um edifício antigo pode cortar os gastos com energia em até 80%.
CURIOSIDADE:
Você já pensou que o lugar onde mora pode influenciar no encarecimento da sua conta? Pois um estudo da UnB (Universidade de Brasília) revela que o adensamento imobiliário (prédios ou casas muito próximas ou altas) pode influenciar na conta de luz.
De acordo com a arquiteta e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, Valéria Morais Baldoino de Souza, ao se modificar o tamanho máximo permitido para a construção de edifícios em uma cidade, haverá impacto sobre a circulação de vento, o que resultará em menor conforto térmico dentro das residências e mais gasto energético.
“Se os prédios são muito altos ou se as casas são muito coladas umas às outras, em ruas estreitas, o morador terá um gasto maior de energia elétrica, porque fará mais uso de aparelhos como ventilador e ar-condicionado, além de ter uma maior dificuldade de iluminação”, explica.
Viu! Mais uma vez não doeu nada! Vamos galera, vocês conseguem!
Lyllyan
Fonte: AES Eletropaulo, Yahoo e Wikipedia.