Propranolol é usado contra a ansiedade


Uma droga indicada no tratamento da hipertensão está sendo usada por estudantes para aliviar a ansiedade, principalmente em dias de seminários e apresentações públicas de trabalhos.

O propranolol é um remédio que, teoricamente, só é vendido com prescrição médica. Pode causar efeitos colaterais como insuficiência cardíaca e respiratória. Quando ingerida, a droga reduz a frequência cardíaca, inibindo suores e tremores.

Na rede de relacionamentos Orkut, uma comunidade chamada “A solução: propranolol” reúne 108 integrantes e convida: “Você é tímido, e o propranolol serviu para você não ficar um pimentão, suar, tremer e gaguejar? Junte-se a nós!”.

A estudante de psicologia Daniela, 22, conta que resolveu experimentar o remédio para se sentir mais segura na hora de apresentar o seminário de sua iniciação científica. Tomou um comprimido emprestado da amiga uma hora antes da apresentação.

Uns amigos falaram que deixava mais calmo na hora de falar, que ficava ‘bem de boa'”, conta a aluna de uma universidade particular de Santa Catarina. Daniela afirma que não sentiu nada de diferente. “Eu estava tão concentrada que nem senti nenhum efeito.”

A aluna de biologia Adriane, 21, da mesma universidade, tomou duas vezes: quando apresentou o trabalho de iniciação científica e quando defendeu seu trabalho de conclusão de curso.

Dividiu a caixa do remédio com outros seis amigos. Não pagaram mais do que R$ 5 pela embalagem e também não precisaram de receita. “Foi fácil, só chegar à farmácia e pedir“, afirma.

A reportagem da Folha conseguiu comprar a versão de 40 mg do medicamento por R$ 7,04 em uma farmácia no centro de São Paulo, sem precisar mostrar receita.

MULETA

O psiquiatra Ivan Mario Braun, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP, afirma que o propranolol não é a solução para combater a ansiedade.

Ele é uma muleta: pode bloquear tremores, sensações de mal-estar, mas não age na sensação subjetiva da ansiedade, no nervosismo.”

O psicólogo gaúcho Ricardo, 37, diz que tomou a medicação receitada por um colega médico. “Diminuiu a transpiração, mas não mexeu no emocional“, afirma. Ele usou a droga para enfrentar a banca do mestrado.

Segundo Marcus Bolívar Malachias, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o medicamento pode ser perigoso e só deve ser vendido com prescrição.

Quanto maior a dosagem, maior o risco. O remédio diminui o ritmo dos batimentos e pode potencializar algum problema cardíaco preexistente.” Pacientes asmáticos, afirma Malachias, podem ter crises muito fortes sob o efeito desse medicamento.

O psiquiatra Arthur Guerra, do Grupo de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da USP, alerta para o problema do abuso.

Esse remédio é usado de forma pontual, com a ideia infundada de que pode resolver a ansiedade. E pode tornar as pessoas habituadas a usá-lo como se realmente tivesse esse efeito“, diz

Fonte: Folha On-line

About these ads
  1. Tomo propanolol a muito tempo e me sinto bem, ja sofri de sindrome do panico, ansiedade e pressão alta, me ajuda bastante.

    • roberto
    • 26 junho, 2014

    gente alguém pode me ajudar ?
    Eu prestei um concurso que tinha a fase picológica ,que foi dividida parte coletiva e individual, foi na parte coletiva que eu fui péssimo,eu estava com muita vontade de passar,porem aconteceu algo que nunca aconteceu,na hora de fazer um teste chamado htp (que e desenhar uma casa ,uma arvore,um homem uma mulher) as minhas mãos começou a tremer constante que eu não conseguia controlar, saiu todos trêmulos os desenhos em casa eu estava treinando e consegui fazer normal ,mas na hora não sei o que aconteceu e como consequência vocês sabem reprovei…
    Vou prestar de novo o concurso e a minha duvida e:sera que se eu tomar algum remédio a exemplo,o propanol,posso conseguir desenhar sem tremer?

  2. meu esposo é viciado em cocaina será que esse remedio pode ajuda-lo na ansiedade de querer usar a droga? ele é motoqueiro será que tem algum problema tomar e dirigir?

    • Amanda mayara
    • 11 junho, 2014

    Eu não agüento mais estou desesperada por qualquer coisa eu fico vermelha ,sou formada e não qro trabalhar pq tenho pavor,meu coração parece q vai sair pela boca. O q faço?

      • Lyllyan
      • 11 junho, 2014

      Olá Amanda,
      Procure um médico, melhor coisa a fazer.

        • Whatever Happens 8!
        • 12 junho, 2014

        Ataque de pânico, procurar um especialista no assunto, fazer exercícios pra relaxar pra controlar a ansiedade.

  3. TOMO PROPANOLOL A 7 ANOS COMECEI TOMANDO 1 COMPRIMIDO DE 40 2 VEZES POR DIA AGORA A DOUTORA DOBROU A DOSAGEM TOMO 2 COMPRIMIDO DE 40 DUAS VEZES AO DIA ISSO E NORMAL APESAR DE ME FAZER BEM POS SE NAO TOMAR MEU CORAÇAO DISPARA MUITO E SO COM ELE O BATIMENTO FOLTA AO NORMAL

  4. Eu lembro q tomava esse remedio em 2009 pq tinha vezes q meu coraçao disparava do nada, com o uso dele eu melhorei e parei de tomar. agora 5 anos depois q eu parei d tomar ,to começando a passar mal di novo ;S vou pedir pro medico o uso dele novamente.

    • Edivaney Rodrigues Batista da Silva
    • 10 maio, 2014

    muitas vezes o médico me receitou o propranolol e eu sempre recusei. Tenho depressão, síndrome do pânico e minha pressão tem aumentado durante as crises. Tenho taquicardia sinusal< agora não dá mais pra adiar, tenho estado muito ruim, nervosa, suando e muito anciosa. Espero que dê certo…

    • Gilvan Santos
    • 28 abril, 2014

    Meu médico passou o propranolol 40 mg 12 em 12 horas, estava muito nervos, impaciente, ansioso e com tremor nas mãos. Já no primeiro dia de uso me senti bem melhor, os tremores passaram me sindo calmo e mais paciente não me sinto mais ansioso. Retornarei ao médico daqui a dois mês conforme o meu médico me orientou.

    • Larissa Emanuele
    • 10 abril, 2014

    eu tomo o propranolol todos os dias,tenho 18anos,meu médico passou esse remédio pra mim por que os os meus batimentos cardíacos São muito rápidos,e a minha pressão sobe quando isto acontece,ele falou que é acusado pelo meu sistema nervoso,e era para acalmar.

    • Regiane
    • 8 abril, 2014

    estou com fortes dores no peito,sinto que vai estourar uma veia do coração,fiz o eletrocardiograma e foi constatado arritmia, a médica me receitou propranolol 10mg , 1 comprimido de 12 em 12 horas. vou começar a tomar, depois de ler esses comentários estou um pouco preocupada!

      • Anderson
      • 10 abril, 2014

      Obedeça seu médico e pare de procurar sarna em bula, porque vai somatizar. Caso sinta algo fora do normal ou sua dor não parar, volte ao médico sem demora. Sempre procure uma 2a ou 3a opinião diagnóstica e se tem plano de saúde, peça para fazer todos os exames.

    • Gleice
    • 4 abril, 2014

    Carol Gray :
    Não reduz a depressão e pode piorar o quadro. Caso esteja em dúvida, leia a bula.

  5. tomo esse medicamento a 3 anos antes disso eu sentia frequentemente meu coração acelerar fazendo o uso do mesmo não tenho esse sintomas, hoje não consigo treinar tenho sintomas de falta de ar e minha vista fica cansada, também sinto um certo tipo de depressão síndrome do pânico isso pode ser o remédio?

  6. Tenho prova platica amanha tenho presao alta sera que tomo

  7. A vontade própria de parar de fumar é o mais importante. Tente não pensar que a falta dele vai levá-la para o fundo do buraco. Viver não é fácil, e nunca foi tão difícil não ficar dependente de subterfúgios para aliviar a dor da nossa mente – quando não é o marketing das drogas e bebidas alcoólicas, é o marketing da fé que nos faz ficar anestesiados diante das perdas e dores reais da vida. Se o Propranolol pode ajudar um pouco mais a parar de fumar, maravilha que psiquiatricamente está tendo resultados na redução da ansiedade. Mas, a parceria com a psicoterapia será um casamento perfeito, uma vez que por trás de toda dependência química, existe uma dependência emocional.

    • Valdejane
    • 20 fevereiro, 2014

    Ola !!!
    Eu tb estou tomando proponolol de 10 mg poois o medico me passou para o meu quaadro de ansiedade!

    • Marcos
    • 13 fevereiro, 2014

    Quando eu fico vermelho na frente dos outros eu fico muito mau, como tremer e batimentos rapido será q o propranolol pode ajudar ?

    • Maitê Coelho
    • 18 dezembro, 2013

    Olá, estou tendo crises hipertensivas devido a ansiedade. Me foi receitado 20mg de Prppranolol de 12h em 12h, mas me sinto entorpecida e fraca e gelada. É normal ? Devo conversar com o médico para parar de tomar?

    • Carol Gray
    • 27 novembro, 2013

    Maria, não se pode interromper o beta-bloqueador assim. Tem que ser retirado aos poucos. A retirada pode sim, levar a um quadro de aumenta da pressão arterial e também aumento da frequência cardíaca. Isso se deve ao fato que o coração tem receptores do tipo beta 1 que são inativados quando se está tomando a medicação. Seu corpo, porém, tenta compensar isso aumentando estes receptores. Logo, se você retirar abruptamente, terá problemas que não tinha antes. O uso contínuo não é adequado quando não se tem problemas. E apenas tome o remédio quando orientada por seu médico. Há várias causas para a hipertensão e não se pode tratar todas da mesma forma. Um tipo de medicamento errado, pode inclusive levar ao óbito ou outros danos. Obs: Sou estudante de medicina.

    • Carol Gray :
      Depende. Por qual motivo você o toma? O propanolol reduz a irrigação da musculatura esquelética e pode tornar o processo mais difícil. Mas nao é isto que seria a causa de uma contra-indicação. A contra-indicação seria se você tem alguma cardiopatia que pode piorar com o exercício físico. Caso tenha suspeita ou diagnóstico de alguma, procure seu médico antes.

    • Carol tenho algumas dúvidas a respeito do propranolol , se vc puder entrar em contato comigo através do meu email , ficaria agradecido , okaley.elite007@live.com agradeço pela atenção .

  8. tomo propranolol pra controlar a pressao..ainda nao tive alivio do nervosismo nao srsr fico nervosa sempre …agora ficarei atenta em epoca de provas srsr

    • cintia
    • 25 outubro, 2013

    Eu tomava nadolol, mas n acho em farmacia alguma, foi instinto do mercado. Será que propanolol substitui,? tenho todos problemas que foram citado acima pelos colegas me responda e-mail cintiabonfim12@hotmail.com

  9. acho melhor você procurar o médico e é bom também uma academia ajuda muito na pressão arterial

    • leila
    • 6 outubro, 2013

    Gente eu so muito nervosa sabe daquele tipo que tremi toda.ficou super vermelha como se fosse um camarao.fiz exames todos estao normal a questao e nervosismo mesmo eu nao posso anda de moto carro fico toda vermelha sera se esse remedio pode mim ajuda um pouco.pois dependo muitoo disso eu tando sozinha eu nao sinto isso mais na frente das pessoas eu piro mima ajudem por favor

      • Lyllyan
      • 9 outubro, 2013

      Olá Leila,
      Procure o médico, pois ele te orientará de forma correta.
      Boa sorte!

      • Pode sim, eu tomei várias bombas para tentar tirar carteira de moto. Fica tremula, suava frio e tudo mais. Tomei 01 comprimido 01 hora antes de tentar o exame e foi como se ninguém mais existisse do meu lado, não tremi, não suei e fiz tudo não boa.

      • depois que eu tomei a amitripicilina fiquei bem melhor, procure um psiquiatra é um tipo de ansiedade eu ficava apavorada comtudo mas controlei depois de fazer o tratamento com psiquiatra não fique achando que procurar psiquiatra pode ser sinônomo de loucura não ée verdade todos nós temos um tipo de ansiedade que decorrer da vida acabamos descobrindo !

      • Julia Pereira
      • 13 novembro, 2013

      Leila, depois de procurar um médico pra te orientar, tenta estudar mais um pouco , filha. Tens problemas séeerios de alfabetização!!! Se fores mais segura, que
      m sabe não ficarás mais nervosa…

    • Gerson
    • 4 outubro, 2013

    Se remédio fosse bom não se chamava droga.

  10. tomo propanolol a tres meses mais tou me sentindo muinto mau acho que minha presao abaixa de mais o medico que me receitou o cadiologista eu estava com o coracao muinto acelerado

    • Heverton
    • 29 agosto, 2013

    Quem faz uso deste medicamento, fica proibido de jogar futebol final de semana com os amigos? fico no aguardo.

      • Carol Gray
      • 27 novembro, 2013

      Depende. Por qual motivo você o toma? O propanolol reduz a irrigação da musculatura esquelética e pode tornar o processo mais difícil. Mas nao é isto que seria a causa de uma contra-indicação. A contra-indicação seria se você tem alguma cardiopatia que pode piorar com o exercício físico. Caso tenha suspeita ou diagnóstico de alguma, procure seu médico antes.

    • israel
    • 24 agosto, 2013

    Ele e muito eficaz para arritmia cardiaca extra-sinusal. Tomo uma vez por dia.

    • roseli cristina matos
    • 24 julho, 2013

    tomo todos os dias pq tenho muita dor de cabeça graças a DEUS esta sendo muito bom .Foi receitado por um neurologista!!!!

    • Também tomo a três meses por indicação de um neurologista,por conta da minha enxaqueca.E tomar medicação sem passar por um profissional é muito perigoso,e pode trazer danos á saúde.

    • tina nuzzo
    • 26 junho, 2013

    Tomo propranolol 40mg a mais de 10 anos 2x ao dia mas quem receitou foi meu cardiologista para baixar a pressão ,nunca soube que curava depressão estou surpresa.

      • Carol Gray
      • 27 novembro, 2013

      Não cura e ao contrário, PIORA. Ele atravessa a barreira hematoencefálica e reduz a produção de alguns neurotransmissores. Inclusive é contra-indicação absoluta para pacientes deprimidos (Obs. sou estudante de medicina)

    • Naty
    • 19 junho, 2013

    Alguém saberia me dizer se ao tomar o propranolol corta o efeito do anti concepcional?

    • Não, pois tomo a 5 anos e nunca engravidei, o efeito é inverso, ele retarda a fecundação.

  11. eu estive com ca de mama, fiz quimioterapia e radio, depois que passou tudo eu comecei ter ansiedade. minha medica indicou propanolou pra mim e foi otimo.

    • Luiza tereza de Souza.
    • 24 maio, 2013

    Estou tomando propanolol por prescrição médica, estou me sentindo mais calma, minha cabeça parou de doer e minha pressão normalizou. Luiza Tereza.

    • Rosangela
    • 3 março, 2013

    Faz uns dez anos que o médico receitou para tratamento de enxaqueca, mas comecei a ter batedeira quando acordava, parei de tomar, mas novamente receitou para enxaqueca 3 vezes ao dia, não percebo nenhuma diferença, mas não devemos tomar sem receita médica.

      • Cleida
      • 23 novembro, 2013

      Gente, quanto a enxaqueca o propanolol pode até ajudar,mas observe a melhora retirando o leite e seus derivados.Sofri uns 50 anos de terríveis crises, após retirar a lactose estou bem. Espero ter ajudado.

    • victoria hellen
    • 3 janeiro, 2013

    eu quase morri quando tomei esse remedio fiquei internada 8 dias na u.t.i quase foi fatal emagreci 9 quilos e passei muito mal quem me salvou foi Deus…

    • andreia
    • 3 dezembro, 2012

    estou fazendo auto-escola e me falaram para começar a tomar propranolol de 20 mg de 12 em 12 hs uns 3 dias antes da prova prática.sou ansiosa e nervosa,será que devo tomar…..já tenho o medicamento em casa…..

    • Fabio
    • 29 novembro, 2012

    Lih :
    Tomo propranolol a 10 anos…meu medico já me disse q não preciso dele…mas não consigo ficar sem tomá-lo….se ficar sem ele acho q minha pressão arterial vai subir…mesmo meu médico dizendo q não tenho problemas de pressão alta….comecei a tomá-lo devido a ansiedade…meu coração disparava demais….e hj não consigo ficar sem…só tomo 1/2 comprimido por dia….mas tenho q tomar…

    Vc toma de quantos mg.

      • helena
      • 5 dezembro, 2012

      amiga andreia conversei ontem com uma medica neurologista ela me indicou para tirar a ansiedade e fazer o teste pratico e teorico vou tomar para passar neste teste DEUS vai nos ajudar bjs me avise se deu tudo certo

        • andreia
        • 6 dezembro, 2012

        te aviso sim e muito obrigada.boa sorte para nós,bjs

    • É estamos diante da mesma situação, parece que vicia né, vou fazer uma sessão de hipnotismo para ver se me liberto, rsrsrs.

    • Lih
    • 7 novembro, 2012

    Tomo propranolol a 10 anos…meu medico já me disse q não preciso dele…mas não consigo ficar sem tomá-lo….se ficar sem ele acho q minha pressão arterial vai subir…mesmo meu médico dizendo q não tenho problemas de pressão alta….comecei a tomá-lo devido a ansiedade…meu coração disparava demais….e hj não consigo ficar sem…só tomo 1/2 comprimido por dia….mas tenho q tomar…

      • Fabio
      • 29 novembro, 2012

      Vc toma de quanto ml.?

    • Thais
    • 6 outubro, 2012

    olha gente eu não sei se foi psicologico ou não mas meu médico receitou propanolol para enchaqueca e tomei 2 dias e me senti com uma depressão horrivel alguém sabe se ele realmente pode causar isso: estou com medo de continuar a tomar…

    • Não, ele tira depressão, você deve está perto do período mestrual, não?

        • Carol Gray
        • 27 novembro, 2013

        Não reduz a depressão e pode piorar o quadro. Caso esteja em dúvida, leia a bula.

      • Carol Gray
      • 27 novembro, 2013

      Não é psicológico. Tem relação com a redução da vasconstrição. O propanolol causa vasodilatação

    • Catharine
    • 7 julho, 2012

    Tenho distonia espástica há muitos anos. Um neurologista me receitou o Propranolol. Estou tomando há poucos dias, mas até o momento não percebi alteração no meu quadro. Em compensação, sinto muuuito sono, e a língua pesada. Será que a indicação do médico foi correta.

  12. Ela levantou com um colega meio caba o, logicamente, ele era um caba o porque tava acompanhado daquela coisinha linda.

    • Waldecila Olga N. B. Camargo
    • 30 abril, 2012

    Nossa! tomar remédio sem prescrição e sem necessidade é uma loucura. O médico me receitou propranolol pois estou hipertensa, não queria tomar de jeito nenhum, no meu caso é necessário, pois os benefícios são maiores que as contra indicações e efeitos colaterais, mas quase entrei em depressão por isso. Não tomaria remédio sem necessidade por nada neste mundo, tomem um fitoterápico (pasalix) ou qualquer outra coisa natural.
    Olga

    • Pati
    • 1 abril, 2012

    Cuidado, gente! Eu já caí na besteira de tomar um comprimido desses antes de uma prova, e fiz broncoespasmo, quase empacotei. Sou asmática e não posso tomar Beta-Bloqueador d ejeito nenhum, que é a classe do propranolol. Quem tem asma, algum tipo de arritmia, cardiopata com prejuízo da função cardíaca, diabéticos,etc devem evitar. Nunca tomem remédio por conta própria, ou as consequencias serão ruins.

      • mina
      • 24 maio, 2012

      você até pode tomar beta bloqueador, o problema é que o propranolol não é seletivo, por isso faz mal pra quem tem problemas respiratórios

    • Márcia
    • 9 março, 2012

    Eu, acho que as pessoas devem ter um devido cuidado com automedicação pois isto pode ser um risco fatal na sua vida…..Pensem nisso com cuidado……

    • Lucimar
    • 27 fevereiro, 2012

    Eu ja fiz uso de propanolol para enxaqueca. Ele da uma relaxada mesmo, ajuda até a dormir melhor. Segundo o médico que me receitou explicou, ele melhora a circulação sanguinea no cérebro, por isso, no meu caso – enxaqueca – melhora os sintomas.

    • cardoso
    • 13 fevereiro, 2012

    essa é a função de todo medicamento, ajudar, é muito bom para casos particulares , como apresentação em que ocorre 1 ou 2 vezes na sua vida, já usei, e evitou que eu desmaiasse de tão nervoso, mas deve ser utilizado com cautela, e com conselho medico,

      • Marina
      • 17 setembro, 2012

      Cardoso, qnts miligramass vc tomou? vc sentiu diferença para falar em público?

  13. nao tomem este medicamento sem receita medica so este recado que eu tenho que dar a voces

    • Deh
    • 2 dezembro, 2011

    Sinceramente, tomei hoje e não senti nada demais, minha cabeça só parou de doer, amanhã tomarei novamente pra ver se faz efeito, se mal não fez, vms tentar novamente né? :) BRASILEIRA, NÃO DESISTO NUNCA!

  14. Essa droga é muito perigosa. Existem caso de morte em razão de pessoas, com contra indicação usarem. FIQUEM ATENTOS e estejam longes da auto-medicação!!!

    • Maura
    • 30 setembro, 2011

    assisti a uma entrevista com um famoso ator Norte -americano no show do Jay Leno, este ator relatau q o prpanolol foi a única coisa q o ajudou a parar de fumar, depois de ter tentado diversos metodos psiquiatricos e/ou invasivos…isso despertou minha atenção , pois sou fumante e tenho vontade de parar com esse habito/vicio/doença…

      • patricia
      • 11 agosto, 2013

      e quando comecei a tomar propanolol parei tb de fumar mas ainda sinto um pouco de vontade sera se esse remedio ajuda mesmo? ja tem 3 meses que não fumo e eu fumava 1 maço por dia. e tomo esse remedio pq tenho arritmia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 73 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: